Confira os alimentos que protegem o coração

Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde, ainda mais quando o assunto é prevenção de doenças cardíacas, dentre as quais muitas poderiam…

Por Editorial MDT em 13/02/2012

Alguns alimentos ajudam a blindar o coração contra doenças.

Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde, ainda mais quando o assunto é prevenção de doenças cardíacas, dentre as quais muitas poderiam ser evitadas através da adoção de medidas simples, que muitas vezes são deixadas de lado por falta de tempo ou até mesmo por comodismo.

É importante frisar que nenhum alimento sozinho é capaz de fazer milagre, sendo fundamental que o paciente consuma, regularmente, a maior variedade possível de itens alimentares capazes de blindar o coração contra as doenças cardiovasculares. Vale lembrar também que a dieta desequilibrada e o sedentarismo são dois dos principais vilões para a saúde.

Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde.

Confira uma lista com alimentos que ajudam a proteger o coração:

  • Suco de uva: é rico em resveratrol, um poderoso antioxidante que é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares por reduzir os níveis sanguíneos de LDL, também conhecido como “colesterol ruim”, e aumentar os níveis de HDL, o “colesterol bom”. Um copo de 250 ml diariamente é o suficiente para proporcionar todos os benefícios desse alimento, desde que não seja diluído em água e que traga, no rótulo da embalagem, o selo de qualidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • Peixes: os de água fria, como salmão e sardinha, são ricos em ômega 3, uma substancia que ajuda no controle do colesterol ruim (LDL) e elevar o HDL. O ideal é que esse alimento seja incluído no cardápio de 3 a 4 vezes durante a semana.
  • Cacau: possui grande quantidade de flavonoides além de ser rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem danos celulares. As melhores fontes dessa substancia são os chocolates mais escuros, e o recomendado é que, diariamente seja consumido 30g de chocolate com 70% de cacau.
  • Alho: é um alimento poderoso, capaz de melhorar a circulação sanguínea e prevenir formação de trombos (espécie de coágulos, formados no interior dos vasos e que podem trazer graves complicações). O recomendado é que sejam consumido, por dia, 2 a 3 dentes, seja cru, assado ou cozido.
  • Abacate: é rico em um tipo de gordura que é benéfico ao coração, devendo ser consumido um quarto da fruta, três vezes por semana.
  • Quinoa: é uma semente extremamente rica em diversos nutrientes, dentro dos quais podemos destacar ômega 3 e 6. Consumir três vezes por semana uma quantidade de 4 colheres de sopa, é o suficiente para obter todos os benefícios desse grão.
  • Castanhas: São alimentos ricos em substancias como ômega 3, que aumentam o HDL e diminuem o LDL. Duas castanhas do Pará, duas nozes ou seis castanhas de caju por dia é o recomendado para proteger o coração.
  • Azeite de oliva extra virgem: é uma gordura monoinsaturada que tem ação extremamente benéfica ao coração. O consumo diário recomendado é de duas colheres de sobremesa por dia.

Dieta balanceada e atividade física regular combatem doenças cardíacas.

Agregar à dieta, regularmente, a maior quantidade possível dos alimentos citados e praticar exercício físico, vão garantir mais saúde para todo sistema cardiovascular e ainda prevenir doenças que podem trazer sérias complicações, portanto, não espere para adotar um estilo de vida saudável.

Top