Confira as cinco maneiras de lidar com a picada de mosquito

Como se não bastasse o incômodo que as picadas de mosquito pode originar, alguns deles podem conduzir doenças. Devido a alta incidência desses insetos…

Por Editorial MDT em 31/12/2011

Imagem: (Foto Divulgação)

Como se não bastasse o incômodo que as picadas de mosquito pode originar, alguns deles podem conduzir doenças. Devido a alta incidência desses insetos em estações de temperatura mais quentes, o site Body and Soul listou cinco dicas de como evitar e tratar as picadas de mosquitos. Confira!

Cuidados com as roupas e corpo

Como os mosquitos optam por cores mais escuras combinadas a peças claras, o ideal é ponderar no contraste das vestimentas. Procure também evitar tecidos finos, pois, os insetos conseguem perfurá-los.  O suor e elevadas temperaturas do corpo aproximam os mosquitos, assim, procure sempre tomar um ducha depois da prática de atividades  físicas, e evite cosméticos muito perfumados.

Uso de repelente natural

Para afastá-los, existem métodos que podem ser encontrados sem grandes dificuldades. As folhas de eucalipto, por exemplo, possuem um conteúdo natural, o qual é tão eficaz quanto repelentes industrializados. Para preparar o creme, acrescente 10 gotas de óleo de eucalipto a 50 ml de óleo de jojoba, coco ou amêndoa. Aplique sobre a pele a cada duas horas.

Vigilância de locais para novos ovos de mosquito

Depois de se sustentaram do sangue, os mosquitos costumam botar ovos em água localizada, que levam apenas dois dias para originar novos insetos. Para evitar o desastre, procure drenar a água localizada em vasos de flores, calhas, pneus todos os dias.

Tratamento para coceira

Se todas as técnicas acima citadas não derem certo, e os mosquitos conseguirem picar, há algumas técnicas para amenizar a coceira.  Óleo de lavanda, por exemplo, possui um conteúdo natural para aliviar os sintomas proporcionados. Aplique uma ou duas gotas sobre o local logo em seguida. Caso o local seja extenso,  procure combinar seis gotas de óleo a 100g de gel e justaponha sobre a região afetada.

Método para evitar cicatrizes

Procure não coçar o local da picada, pois isso pode levar à contaminação e cicatrizes. Massageie óleo de vitamina E sobre a o local atingido todos os dias para abater o inchaço e a vermelhidão. O óleo de mel, localizado em lojas de produtos naturais, também pode ser utilizado para abater cicatrizes e trabalhar como um creme para a pele.

Top