Confira 5 filmes que falam sobre jornalismo

A profissão de jornalista é cheia de altos e baixos. Alguns filmes foram produzidos com um enredo que inclui o dia-a-dia destes profissionais, que…

A profissão de jornalista é cheia de altos e baixos. Alguns filmes foram produzidos com um enredo que inclui o dia-a-dia destes profissionais, que tem como objetivo noticiar a verdade.

Os filmes abaixo foram escolhidos por se tratar de tramas que envolvem jornalistas, que estão passando por dificuldades em busca da notícia e estão buscando ser bem sucedidos na sua profissão. Algumas são baseadas em fatos reais e outras são ficção.

O Preço de uma Verdade

Este filme se baseia em uma história real de um jornalista chamado Stephen Glass. Ainda jovem este rapaz consegue entrar para a equipe de um importante jornal em Washington, o The New Republic. Ele trabalha anos em uma redação, mas o que seus colegas de trabalho não sabem é que grande parte das matérias feitas por ele foram copiadas ou inventadas. Este fato não o impediu de ser bem sucedido na sua profissão.

Porém, sua carreira vai por água a baixo quando sua farsa é descoberta e algumas polêmicas entram em discussão: até onde vai a ética no jornalismo e quais os limites que um profissional deve ter para ser bem sucedido e crescer em sua carreira?

O Informante

Mais um filme baseado em fatos reais, o personagem da vez é Jeffrey Wigand. Ele é um ex-executivo de uma indústria de cigarros que deseja denunciar os atos da empresa em que trabalhava, inclusive passando por cima de um contrato de sigilo. Lowell Bergman é um jornalista que tenta convencê-lo a dar uma entrevista para a rede de televisão em que trabalha, mas para isso deverão enfrentar a influência da empresa sobre a mídia.

Leia Também:  Lista de filmes com datas para 2015

O Quarto Poder

Um repórter de televisão apesar de já ter chegado ao topo algum dia, hoje não está mais em alta. Ele faz na maioria das vezes coberturas sem importância que não tem grande significado para o programa em que trabalha.  Ao fazer uma cobertura de um museu de história natural acaba presenciando um funcionário pedir seu antigo emprego a sua chefe.

Por não conseguir seu cargo de volta o funcionário ameaça a diretora da instituição com uma arma e acaba acertando um colega de trabalho por acidente. De dentro do museu o repórter filma tudo, mas logo é descoberto pelo ex-funcionário que acaba fazendo várias pessoas de refém.

O repórter vendo a oportunidade convence o sequestrador a lhe dar uma entrevista exclusiva. Em troca de uma matéria que comova a opinião pública, mas nem tudo acontece da forma que o jornalista deseja.

Frost Nixon

Esta produção recria uma entrevista real que aconteceu com o ex-presidente dos Estados Unidos Nixon, que renunciou após ser acusado de espionagem e diversos crimes. Frost é um apresentador de televisão australiano que conseguiu a oportunidade de entrevistar o ex-presidente e com isso ganhar muito dinheiro.

O apresentador acreditou que seria fácil subjugar Nixon, mas o que ele viu na entrevista foi uma situação não lhe foi muito favorável. Nixon se aproveitou de sua habilidade na comunicação para tentar um possível retorno à política.

O Preço da Coragem

Marianne e Daniel Pearl foram enviados para cobrir as guerras do Oriente Médio e todas as tensões envolvidas neste contexto. Quando seu marido Pearl sai para fazer uma matéria sobre um homem-bomba e não volta Marianne entra em pânico. Grávida de seis meses, ela tenta descobrir que aconteceu com ele e luta para salvá-lo das mãos de terroristas do Paquistão.

Leia Também:  Filmes para 2009

Top