Os brasileiros estão demonstrando cada vez mais preocupação com o meio ambiente. Para incentivar as discussões e projetos, o Governo está incentivando as conferências ambientais.
O Ministério do Meio Ambiente está incentivando conferências em todo o país. (Foto:Divulgação)
Atualmente no Brasil há a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e a Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). As duas iniciativas estão na quarta edição.
CNMA 2013
O Ministério do Meio Ambiente está mobilizando as escolas de todo o país para realizar a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O evento chega a sua quarta edição e será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro.
O objetivo da conferência neste ano é contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As instituições e comunidades já começaram a desenvolver os seus projetos com foco na Redução dos Impactos Ambientais, Produção e Consumo Consciente, Geração de emprego e renda e Educação Ambiental.
Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). (Foto:Divulgação)
A 4ª CNMA tem início nos municípios, com as discussões e debates das ações propostas. Em seguida acontece a etapa estadual, que discute as ações enviadas por todas as conferências municipais. Por fim, a etapa nacional acontecerá em Brasília.
Através da internet, é possível fazer o cadastro de conferência estadual. O espaço online disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente também permite registrar uma Conferência Livre.
No site oficial da CNMA é possível encontrar as datas de todas as conferências municipais, separadas por estado.
CNIJMA 2013
A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa que mobiliza alunos, professores, funcionários das escolas, pais e representantes da comunidade. O principal objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino.
Para aderir a CNIJMA, o primeiro passo consiste em organizar uma comissão até o dia 31 de agosto. Neste evento, os alunos vão desenvolver ações capazes de melhorar o meio ambiente na escola e na comunidade. Um recurso pedagógico que pode ser de grande auxílio é o caderno Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.
Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. (Foto:Divulgação)
O segundo passo é elaborar um projeto de ação para tornar a escola mais sustentável, valorizando um dos seguintes subtemas: Terra, Água, Fogo e Ar. Feito isso, a instituição estará pronta para participar das conferências municipais, que serão realizadas até o dia 06 de outubro. Os projetos serão eleitos e debatidos também em uma conferência estadual, que deverá acontecer até o dia 25 de outubro.
Cada estado vai realizar a sua conferência para escolher quatro projetos, de acordo com cada subtema proposto. Os melhores projetos do Brasil serão apresentados na Conferência Nacional, que acontecerá de 25 a 29 de novembro.
Para realizar a inscrição ou obter mais informações, acesse os sites CNMA ou CNIJMA.