Concursos públicos previstos para 2012 em diferentes áreas

A temporada de especulações para concursos públicos previstos para o ano de 2012 está em aberto. O procedimento de solicitação de abertura de edital…

A temporada de especulações para concursos públicos previstos para o ano de 2012 está em aberto. O procedimento de solicitação de abertura de edital de concurso público é demorado. Antes de abrir o concurso a instituição pública precisa solicitar ao órgão que administra o processo de seleção. Se for concurso para preenchimento de vagas em órgãos federais a instituição deve ter a autorização do Ministério do Planejamento.

No caso de concursos municipais e estaduais a autorização para abertura do processo seletivo deve ser realizada ao órgão competente da cidade ou do estado. A solicitação será avaliada, comparando o estudo que determina se a instituição precisa mesmo daquela quantidade de funcionários para atender a demanda de trabalho. Em alguns casos a autorização é concedida, porém a quantidade de vagas solicitada é menor do que o esperado.

Depois da aprovação o setor público realiza uma licitação para contratar uma empresa para administrar o processo, desde as inscrições até o desenvolvimento da aplicação da prova. Após a escolha da empresa o edital é publicado. Por isso é importante ficar atento, pois saber com antecedência do concurso público lhe renderá mais tempo de preparação, o que fundamental na hora de realizar a prova. Veja abaixo os concursos previstos para 2012:

Meio ambiente

Para o setor de Meio ambiente o Instituto Chico Mendes e o Ibama devem recrutar em 2012 mais 1.000 funcionários (ICMBio). O pedidos está em tramitação no Senado. A solicitação de mais funcionários é para atender a demanda que aumentará em prol do evento Rio+20, que debaterá questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente precisará de funcionários para acompanhar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Previdência

O INSS foi autorizado a abrir concurso público para o recrutamento de 1.500 pessoas que tenham concluído o ensino médio, além de 375 médicos para trabalharem como peritos. O edital deverá ser divulgado no dia 23 de dezembro de 2011. A quantidade de vagas disponíveis podem sofrer alteração, pois o último concurso público está em vigência, que terminará no final deste ano.

Leia Também:  Concurso do Samu de Uberlândia 2016

Segurança

A Polícia Federal provavelmente abrirá vagas em 2012. O pedido para o processo seletivo foi realizado em 2010 e está no aguardo de uma resposta. Foi solicitada a abertura de 396 vagas de agente de Polícia Federal, 150 vagas de delegado e 362 de escrivão, 116 vagas de papiloscopista, 381 vagas de agente administrativo (nível médio).

A Polícia Rodoviária Federal também deverá realizar concurso público em 2012. Isso porque, em 2009 o processo seletivo foi suspenso por irregularidades da empresa que organizava o concurso, porém um acordo extrajudicial permite que o processo seletivo continue. O número de vagas e os cargos não foram confirmados.

Outra àreas

Também são esperados concursos públicos para a Petrobrás, que pretender recrutar 14 mil concursados nos próximos cinco anos. No setor bancário a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o BNDS e o Banco Central, também deverão divulgar edital para concursos em 2012. E ainda têm mais órgão públicos que pretendem recrutar no ano que vem: Receita Federal e Tribunais de todo o país.

Top