Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Para você que é contador, existem alguns cargos públicos que podem lhe interessar. O fato é que, em bancos, hospitais públicos, câmaras e prefeituras, é indispensável que exista um contabilista formado para que tudo ocorra bem quando a questão é orçamentos dos órgãos públicos, bem como um controle contábil muito minucioso. A importância do profissional contábil no setor público, dá-se perante a enorme necessidade que os órgãos tem de estar com o financeiro sempre fiscalizado. Conforme constatado no portal Ciências Contábeis, os concursos são classificados como Federal, Estadual e Municipal e são usados para a procura de especialistas capazes.

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Nesses concursos a área pode se tornar muito abrangente pois se você parar para pensar, em todas as áreas públicas esse serviço se torna de grande necessidade. Não é à toa que o serviço público precisa muito de contadores, contabilistas ou analista contábil, para exercerem o controle contábil e orçamentário dos órgãos e entidades públicas.

Muitas pessoas perguntam qual é o órgão público que mais disponibiliza concursos na área, mas depois de muitas verificações, ficou comprovado que não existe um perfil exato. Atualmente, existem muitos tipos de órgãos que oferecem vaga para o profissional contábil. Alguns deles são: cargo de Assessor Técnico em Assembleias Legislativas, Professor em Universidades, Consultor Contábil e Fiscal de Procedimentos e Normas nos Tribunais e no Ministério Público, Perito na Polícia e Contador em diversas Prefeituras no país.

O profissional contábil que passar em um concurso público terá atividades fiscais, orçamentárias, financeiras e será responsável por avaliar, registrar e analisar essas questões. Além disso, irá planejar e coordenar todas as tarefas que forem relacionadas ao controle financeiro do órgão, onde a sua administração poderá precisar de ajuda para todo os atos quando a situação for econômica e financeira.

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

 

A remuneração para o profissional contábil que passar em um concurso, pode variar bastante, porém, em 2014 foi feita uma média do salário de servidores públicos e ela ficou em aproximadamente R$ 3.042,00.

Nas provas, normalmente, o que mais é cobrado do candidato é que ele conheça a contabilidade geral e pública, na geral é cobrado mais precisamente o conhecimento da lei 6.404/1964, conhecimento sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecimento em balanço patrimonial, bem como a demonstração do fluxo do caixa, já na pública, é cobrada a lei 4.320/1964, que é a lei das normas gerais de direito financeiro, e é por ela que se deve basear o controle e elaboração de praticamente tudo, como os balanços e orçamentos da união, dos estados, municípios e distrito federal. Além disso, é sempre muito cobrado um conhecimento na área da receita pública, como orçamentos e despesas.

Além de todos os concursos para contadores, uma das vagas mais interessantes neste segmento é a de Auditor Fiscal. O Auditor Fiscal é responsável por toda a parte de Administração Tributária e Aduaneira do local onde ele for aprovado, dependendo do tipo de concurso que ele passar, podem ser federais, estaduais ou municipais. Ele deve sempre levar como normas para tudo o que fizer, o Princípio da Legalidade. Uma de suas principais responsabilidades é o crédito tributário.

Outra vaga bastante concorrida é a de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, este cargo é para o estado, e é um cargo que faz parte da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil. O profissional participa diretamente da assessoria especializada da matéria tributária e está ativamente ligado aos lançamentos de tributos e contribuições administrados pela Receita Federal. Algumas de suas atividades serão: analisar o desempenho e efetuar a previsão da arrecadação, atuar nas auditorias internas das atividades dos sistemas operacionais da Secretaria da Receita Federal do Brasil, executar atividades na área de informática, inclusive as relativas à prospecção, avaliação, internalização e disseminação de novas tecnologias e metodologias, entre diversas outras.

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Concursos para graduados em Ciências Contábeis

Falando agora de outros cargos existentes, temos o cargo de Contador Público, esse profissional deve conhecer um pouco de cada área da contabilidade, e deve saber expressar esse conhecimento na comunicação. Ele deve ser o responsável por todo o processo da organização onde ele for admitido. Ele deve saber as formas corretas de usar seus conhecimentos, assim como passar esses aprendizados para as demais pessoas do mesmo local. O contabilista tem grande conhecimento em outras áreas também, como a administrativa e é muito importante que ele tenha isso.

Contador do Tribunal de Contas é o tipo de contabilista especializado em detectar qualquer tipo de fraudes nas contas públicas e encontrar possíveis formas de evitar que isso aconteça, bem como saber como lidar com a possibilidade de que já tenha acontecido.

O Contador Militar é aquele contador que está diretamente ligado à um batalhão da polícia militar e é nele que atua como contador, bem como em outros órgãos públicos.

Agente ou Auditor Fiscal é o profissional concursado que terá como principal atividade lidar com todas as questões fiscais de sua instituição, sendo responsável por pagamos de débitos, resgates de valores de bônus, pagamentos de contas na sua real data de vencimento, sempre buscando estar dentro dos padrões econômicos desejados.

Para ser um profissional de perícia, o contador deve saber que será bastante requisitado em processos que coloquem bancos e indivíduos dentro de uma sala e audiência. Normalmente, quando, por exemplo, alguém entra com um pedido de revisão de juros, é um contador que o advogado vai procurar para fazer os cálculos para chegar à uma resposta. Além disso, vários outros tipos de perícia podem ser requisitadas.

 

É bom lembrar que os concursos públicos estão diariamente tendo editais abertos, basta que os candidatos fiquem de olho em notícias sobre isso. Os cargos mais comuns e mais procurados estão citados aqui, porém, sempre pode haver algum cargo diferente sendo aberto nos órgãos públicos. Isso também varia conforme a necessidade. Também é importante destacar que, caso você deseje disputar algum destes cargos e ainda não possua a graduação em Ciências Contábeis, talvez seja a hora de cogitar esta possibilidade.

 

Os órgãos mais comuns que costumam abrir tais vagas são, em geral: prefeituras, bancos, câmaras, ministério público, e a maior parte dos outros órgão públicos existentes.

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply