Concursos para a área bancária como se preparar

Concursos para a área bancária como se preparar? Os certames para o setor de bancos estão entre os mais aguardados e concorridos do Brasil,…

Por Andre em 30/07/2015

Concursos para a área bancária como se preparar? Os certames para o setor de bancos estão entre os mais aguardados e concorridos do Brasil, já que geralmente oferecem bons salários e benefícios, tanto para profissionais de nível médio quanto para quem concluiu o ensino superior.

Concursos para a área bancária como se preparar (Foto Ilustrativa)

Dessa forma, uma boa preparação para concursos bancários é fundamental para o sucesso do concurseiro, que deve começar a estudar com bastante antecedência, para encarar a enorme concorrência que terá pela frente.

Concurso IBGE 2015 autorizado: confira todas as informações

Concursos para a área bancária como se preparar

Os concursos para bancos estão entre os mais concorridos (Foto Ilustrativa)

Uma das principais dicas para estudar para concursos bancários é iniciar a preparação antes mesmo de o edital ser divulgado. Assim que o concurso for autorizado, você já pode procurar editais e provas de certames anteriores daquele banco e começar os estudos, pois assim é possível ganhar tempo.

Nas provas de concursos para bancos é comum cair questões relacionadas à estrutura do sistema financeiro nacional e das funções das instituições reguladoras, como Conselho Monetário Nacional e Banco Central, além de assuntos como serviços e produtos bancários, mercado de capitais, ações, créditos e a área financeira como um todo.

Os concurseiros devem ficar atentos às notícias do mercado financeiro (Foto Ilustrativa)

Sendo assim, não deixe de estudar tais conteúdos com muita atenção, procurando apostilas para concursos bancários, participando de aulas de cursinhos preparatórios ou utilizando materiais gratuitos (desde que sejam de qualidade). Questões sobre Direito e conhecimentos específicos também são cobradas, ou seja, nada de deixar esses assuntos de fora dos seus estudos.

Como estudar para concursos sem edital

Também é bom ficar atento ao noticiário, principalmente das áreas financeira e de política, pois as questões de atualidades para esse tipo de concurso geralmente são focadas nesses segmentos. Raciocínio lógico, ética, legislação e português são outros conteúdos comuns nessas provas.

Concursos bancários que devem ser abertos em breve

Vários concursos bancários devem ser abertos em breve (Foto Ilustrativa)

Um dos concursos bancários 2015 que já está com inscrições abertas é o certame do Banco da Amazônia, que tem vagas em vários estados e salários de até R$ 2.357,84 (inscrições pelo site da Fundação Cesgranrio).

Concursos do Banco do Brasil e da Amazônia 2015

Além desse, novos concursos de bancos devem ser abertos em breve, como os processos seletivos do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banrisul, trazendo mais opções para quem deseja trabalhar em banco.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top