Concurso SEMA 2011, Edital Bahia

Concursos públicos são uma boa opção para quem procura um pouco de estabilidade na vida profissional e tem vontade de trabalhar em órgãos públicos,…

Por Redacao em 29/07/2011

Concursos públicos são uma boa opção para quem procura um pouco de estabilidade na vida profissional e tem vontade de trabalhar em órgãos públicos, em prol da sociedade brasileira. No entanto, devido aos altos índices de concorrência, é preciso se preparar muito bem para a realização das provas. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) do Estado da Bahia é um órgão que realizará concurso público em breve. Apesar de ainda não ter lançado o edital, a autorização já foi publicada no Diário Oficial da Bahia, e os interessados já podem começar a estudar.

De acordo com a notícia publicada pela Sema, 179 vagas serão abertas para o concurso. Deste total, 139 são para o cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e 40 para Técnicos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os Especialistas devem ter curso superior completo e poderão ser designados para trabalhar no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ou na Sema. Já os Técnicos, como o próprio nome diz, devem ser formados em cursos técnicos relacionados à área de atuação e trabalharão diretamente na Sema. A principal demanda para os profissionais que serão contratados pelo concurso é relacionada a serviços de licenciamento, gestão e fiscalização de florestas e recursos hídricos locais.

As datas para o início das inscrições, assim como o lançamento do edital com todos os detalhes relativos à prova e ao processo de admissão, serão lançados em breve. Uma boa dica é acompanhar as notícias no site da Sema: http://www.meioambiente.ba.gov.br .

Sema

Criada em 2002, a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia tem o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável do estado através de políticas públicas que consistem em preservar e harmonizar o meio ambiente local levando em conta a diversidade étnico-racial-cultural e a justiça sócio-ambiental baiana.

Os principais projetos e atividades desenvolvidos pela Secretaria são divididos entre as segunites principais áreas: Educação Ambiental, SAC Ambiental, Florestas, Biodiversidade, Gestão Ambiental, Política Ambiental, Planejamento Ambiental, Socioambiental e Mudanças Climáticas. No contexto da Gestão  Ambiental, destaca-se o Programa Gestão Ambiental Compartilhada que promove o processo de organização e ampliação da capacidade das cidades da Bahia no que se refere às ações relacionadas à gestão ambiental e a implementação de políticas de meio ambiente nas localidades citadas. Entre as ações desenvolvidas pelo programa, está o apoio no que se refere à estruturação da capacidade dos municípios de gerir projetos relacionados ao meio ambiente, capacitação de técnicos, entre outras.

Para garantir o bom atendimento ao público e descentralizá-lo, a Sema criou em 2004 a Unidade Ambiental, que é responsável também por esclarecer e mobilizar a população sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente. Os atendimentos no local funcionam de segunda a sexta, com horários diferentes, de acordo com o tipo de atendimento. O SAC Ambiental pode ser contatado também por telefone, através dos números 3116.6151 ou 3116.6152. A instituição disponibiliza informações por meio de Atendimento Online no endereço: http://www.semarh.ba.gov.br/conteudo.aspx?s=ATENDONL&p=MENU_GLO .

Top