Concurso Público Banco Central, BC 2013

PUBLICIDADE

O Banco Central (BC) recebeu autorização por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a realização de um concurso público para o preenchimento de 400 oportunidades de analista, 100 de técnico e 15 de procurador. A Portaria nº 81 foi publicada na edição da última segunda-feira (25 de março) do Diário Oficial da União. Os contratados receberão salários que variam entre R$ 4.917,28 e R$ 14.970,60.

Leia mais sobre: Concurso público do Banco do Brasil

Concurso Público do banco Central foi autorizado (Foto: Divulgação)

BC deve convocar mais pessoas que o estimado no edital

Banco Central pode convocar mais pessoas com boa pontuação do que o edital prevê. Foram abertas somente 515 oportunidades, mas existe uma expectativa de que sejam chamadas mais pessoas para compor o quadro de funcionários, já que o BC trabalha atualmente com uma quantidade de mão de obra defasada, sendo 4,5 mil ativos, quase 2 mil a menos do que é determinado por lei.

PUBLICIDADE

Na portaria, foi especificado que o provimento dos cargos dependerá de prévia autorização do ministério. Para isso, é preciso haver vagas na data da nomeação e declaração que mostre a adequação da despesa com a Lei Orçamentária Anual e a compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que mostre a origem dos recursos necessários para pagar os salários dos funcionários.

Saiba mais sobre: Concurso público no Acre 2013

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão também especificou que a responsabilidade pela realização dos concursos públicos do Banco Central será do diretor de Administração do BC, que terá a função de baixar as respectivas normas do pleito, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos. O prazo para a publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses.

Fique atento, pois o concurso do Banco Central está para sair (Foto: Divulgação)

Inscrições no concurso do BC devem ser abertas em breve

A boa preparação para o concurso público leva em consideração bom conhecimento em economia e finanças, principais quesitos avaliados no certame. Testes discursivos também são de grande peso em provas realizadas pelo Banco do Central, que em 2009 abriu oportunidades pela última vez. A data de início das inscrições ainda não foi informada, mas deverá ser divulgada em breve. Fique atento às nossas informações e novidades!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.