Concurso para professor SE 2012 – Vagas, inscrições

O ano mal começou, mas grandes oportunidades já surgem por todo o país para aqueles que sonham em passar em um concurso público. O Governo do Estado de Sergipe, esta sexta-feira (27), publicou o edital de abertura do concurso para professores de ensino básico da rede pública estadual.

Concurso para professores em Sergipe

O concurso possui um número previsto de 1.700 vagas sendo que destas, 100 são para educação especial e tem o propósito de fortalecer o ensino básico na rede pública estadual. A remuneração inicial estimada é de R$2.326,52 com jornada mensal de trabalho de 200 horas.

Segundo o Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Junior, a seleção é mais uma prova do compromisso do Governo em oferecer uma educação de base qualificada. “O concurso se justifica pela necessidade de recrutamento de novos professores em face da crescente ampliação do número de aposentadorias. Também se faz necessário pela criação e inserção, nos últimos anos, de novos componentes curriculares nas matrizes de ensino que demandam a ampliação do quadro de docentes, em determinadas áreas de ensino”, apontou o secretário.

A distribuição das vagas  estabelecida pelo edital, que para o ensino fundamental deverão ser contratados professores que lecionam em 13 disciplinas, são: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Enquanto para o ensino fundamental, de 1º a 5º ano poderão exercer profissionais formados em Pedagogia ou Normal Superior. Para os interessados nas vagas para Educação Especial, poderão participar da seleção diplomados em Pedagogia ou Escola Normal com fluência em Libras, Licenciatura em Letras-Libras ou Libras-Português e ainda em Letras – Língua Portuguesa ou Licenciatura Plena Bilíngue com fluência em Libras.

Os classificados nas 1.700 vagas serão distribuídos por todos os 75 municípios do Estado de Sergipe, o que significa que poderão ser direcionados tanto para a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) quanto para qualquer uma das 9 Diretorias Regionais de Educação (DRE) do interior do Estado. Os candidatos deverão ficar atentos, pois haverão no total 3 listas: a específica por grupo de município, a específica por DRE e a lista geral.

Inscrições para o concurso e realização das provas

Antes de se inscrever é importante que todos os candidatos leiam atentamente ao edital de abertura 01/2012 de Sergipe, publicado em diário oficial ou através site da Seplag. As inscrições só poderão ser realizadas através do site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) www.funcab.org, entre os dias 2 de fevereiro e 11 de março de 2012, o boleto no valor de R$59,00 deverá ser pago até dia 12 de março.

Segundo o cronograma publicado no edital, a aplicação da prova objetiva e a redação está prevista para o dia 1º de abril, enquanto a prova prática ocorrerá entre os dias 26 e 27 para professores de Educação Básica Especial, que deverão comprovar experiência em libras. A melhor notícia é que a previsão é de que os professores já comecem a lecionar no segundo semestre de 2012. É o governo de Sergipe mostrando respeito pelo futuro da educação.

Reply