Computador pode deixar olho preguiçoso

Após estudos, foi comprovado que o uso incorreto do computador, videogame e outros gadgats está comprometendo a visão dos indivíduos, em especial das crianças.…

Após estudos, foi comprovado que o uso incorreto do computador, videogame e outros gadgats está comprometendo a visão dos indivíduos, em especial das crianças. De maneira geral, esse comprometimento está relacionado à ambliopia ou como conhecido popularmente, “olho preguiçoso”. Conheça abaixo como o computador pode deixar o “olho preguiçoso”.

Conheça as principais doenças que podem afetar a saúde dos olhos

Diante de qualquer alteração da visão, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

.

Utilizando os equipamentos dos pais

O uso incorreto de computadores ou videogames está levando um número razoável de crianças a apresentar problemas de visão. Segundo especialistas, esse fato está diretamente relacionado ao compartilhamento de equipamentos com os pais. Através de estudos, eles observaram que a posição da tela ajustada para os adultos incentiva os pequenos a permanecerem com a cabeça torta em frente ao monitor, uma forma de facilitar a visão no aparelho. Devido a isso, cada olho recebe uma diferente quantidade de estímulo visual, resultando no “olho preguiçoso”. Vale ressaltar que em alguns casos o problema vem acompanhado de dor de cabeça e queda do desenvolvimento escolar.

Saiba mais sobre o “olho preguiçoso”

A má postura em frente ao computador colaborou com o aumento da incidência do “olho preguiçoso”, principalmente entre as crianças. Isso porque os pequenos estão em desenvolvimento visual até os oito anos, necessitando de estímulo externo adequado durante esse período. É importante ressaltar que a ambliopia, ou “olho preguiçoso”, também pode estar relacionada ao estrabismo, ou “olho torto”, ou à diferença de grau das lentes corretivas.

O uso inadequado do computador pode afetar os olhos das crianças. (Foto: divulgação)

Tratamento para o “olho preguiçoso”

O tratamento para o “olho preguiçoso” consiste na oclusão através de um tampão do olho que possui a melhor visão. Como resultado, ocorre a estimulação e desenvolvimento do olho oposto e que apresenta dificuldade visual. Vale ressaltar que caso a correção não seja realizada até a idade de oito anos, o problema pode se tronar irreparável e levar à cegueira funcional do olho comprometido.

Continuar Lendo  Alimentos orgânicos: mitos e verdades

Excesso de computador X olho seco

Além do problema do “olho preguiçoso” tanto adultos quanto crianças que utilizam o computador em excesso também podem apresentar olho seco.  Essa patologia costuma estar associada a visão embaçada, dor de cabeça e é considerada a síndrome do computador. Esse problema está comumente relacionado ao esforço visual e pela diminuição das piscadas, durante a utilização do equipamento.

Para evitar o problema, o indivíduo pode adotar algumas atitudes, entre elas podemos citar:

  • Manter uma distância mínima da tela do computador de, pelo menos, 60 cm;
  • O indivíduo deve dar preferência aos monitores LCD que são anti-reflexos;
  • Evitar a luminosidade da lâmpadas, pois as pupilas se contrarem e geram cansaço visual;
  • Regular a tela do computador com o máximo de contraste e não de luminosidade;
  • Manter a tela do computador sempre limpa.

    Saiba como o computador pode levar ao olho preguiçoso. (Foto: divulgação)

O uso excessivo do computador, dos videogames ou de outros gadgats pode proporcionar diversos problemas à saúde dos olhos dos indivíduos, em especial das crianças. Uma das patologias mais comuns e que pode trazer grande prejuízo é o “olho preguiçoso”. Por isso, é muito importante que as pessoas busquem a orientação de um especialista diante de alterações visuais, de modo a prevenir consequências na saúde visual.

Saiba como a exposição ao computador pode causar depressão.

Top