Comprovante de vacinação será exigência em festas e eventos

PUBLICIDADE

A diminuição de internações por conta da Covid-19 foi responsável pelo avanço na realização de festas e eventos. Visando as festividades de final de ano, o Governo Federal criou o Passaporte da Vacina. 

O documento emitido pelo SUS indica se o participante tomou ou não as doses da vacina. Podendo assim adentrar aos eventos de maneira mais segura. Vale ressaltar que, mesmo com às duas doses, a pessoa pode estar contaminada pelo vírus, por isso o teste ainda é preciso. 

Do que se trata o passaporte da vacina?

O passaporte ou comprovante da vacina é um documento emitido pelo SUS. Este documento registra que a pessoa tomou a vacina contra o coronavírus, seja primeira ou segunda dose. 

PUBLICIDADE
Comprovante de vacinação será exigência em festas e eventos (2)
Fonte/Reprodução: original

Agora, o cidadão que tiver o comprovante em mãos poderá adentrar sem problemas em festas e eventos realizados esse ano. As festividades voltarão a ser realizadas por conta da diminuição considerável de internações causadas pelo vírus. 

Como conseguir o seu?

Todos aqueles que concluíram sua vacinação contra a Covid-19 podem efetuar a emissão do seu comprovante de vacinação. Para realizar este processo é necessário seguir os passos:

  • Baixe o App ‘’Conecte SUS’’ em seu celular;
  • Faça o Login, por meio da sua conta de acesso único;
  • Entre na aba Carteira de Vacinação Digital que integra o ícone Vacinas;
  • Abra o detalhamento das doses;
  • Selecione ‘’Certificado de Vacinação’’ em ‘’Emissão do certificado’’.

Este comprovante apresenta muitos dos dados pessoais e cadastrais de cada cidadão , também conta com  as informações sobre as doses de vacinas tomadas, como dia de aplicação, instituição responsável, nome da vacina, lote e importação.

Quem é o responsável por emitir?

O passaporte deve ser obtido por intermédio do Conecte SUS, acessando a área Carteira de Vacinação Digital. O Conecte SUS participa de um sistema onde são incluídas informações relacionadas ao Ministério da Saúde. 

Quais Estados já exigem?

Atualmente, os estados que já exigiram esta documentação são Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Pernambuco e Espírito Santo. Em Santa Catarina, o tipo de passaporte válido é apenas para eventos e substitui o teste RT-PCR.

No estado de São Paulo, o governo estadual permitiu para cada município as próprias decisões a respeito do passaporte de vacinação. Desde o dia 29 de agosto deste ano, o comprovante de vacinação é exigido em eventos com mais de 500 participantes. 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.