Compras nos free shops pelo mundo

Os free shop’s ficam em locais de zona franca (Foto: Divulgação) Free shop´s trata-se de lojas de produtos importados que ficam dentro das salas…

Por Élida Santos em 30/12/2011

Os free shop’s ficam em locais de zona franca (Foto: Divulgação)

Free shop´s trata-se de lojas de produtos importados que ficam dentro das salas de embarque e de desembarque dos aeroportos internacionais. Esses itens são comercializados com impostos reduzidos, por isso atraem tantos compradores. Além dos aeroportos, esse tipo de loja existe também em locais como portos, onde acontecem embarques e desembarques de pessoas vindas de destinos internacionais. No país, os Free shop’s são permitidos como forma de concessão pelas administradoras de portos e aeroportos de todo o Brasil, e devem seguir as regras determinadas pela portaria 204 da Receita Federal, que regulamenta o funcionamento dessas lojas em zonas francas de impostos.

Aproveite para comprar em dólar e gastar pouco (Foto: Divulgação)

De acordo com a legislação do Brasil, os brasileiros que viajam para o exterior podem trazer até US$ 500,00 em mercadoria para o Brasil sem pagar impostos. Além disso, as pessoas podem gastar mais US$ 500,00 em free shop’s nos aeroportos, ou outros locais que faz transporte internacional. Se você quiser comprar mais itens é possível, porém você deverá pagar impostos. Mas atenção, pois os itens livres de impostos comprados em free shop’s são aqueles que são adquiridos em lojas em solo brasileiro. Porque se você comprar os produtos em aeroportos fora do Brasil, na hora de entrar no país suas compras serão contabilizadas junto com as outras realizadas no exterior.

Faça uma lista de compras para priorizar o necessário (Foto: DIvulgação)

 

A dica para fazer boas compras em lojas desse segmento é listar os itens que você quer adquirir por ordem de importância e conferir se o produto, mesmo pagando impostos para entrar no Brasil, está com um preço satisfatório.

Outra dica importante é conferir os produtos que são isentos de impostos como, por exemplo, roupas, objetos pessoais e bens de consumo. Vendo isso, você pode comprar à vontade. Aproveite que está em um local de livre comércio, sem impostos, para comprar aquele presente que o seu filho sempre quis, porém, devido ao preço vocês acabaram deixando para depois. Se tiver que priorizar algum produto opte pelos eletrônicos, pois são os que geralmente possuem maior custo de mercado aqui no Brasil, isso porque os impostos são bem maiores.

Com essas dicas, será possível adquirir muitos produtos com grande economia.

Top