Compras de Natal online: cuidados

Na tentativa de evitar as lojas superlotadas, filas gigantescas nos caixas, risco de não encontrar o presente desejado e falta de vagas para estacionar…

Na tentativa de evitar as lojas superlotadas, filas gigantescas nos caixas, risco de não encontrar o presente desejado e falta de vagas para estacionar o carro, entre outros problemas que podem ser enfrentados por quem vai às compras de fim de ano, milhões de brasileiros darão preferência às compras online neste Natal.

Em tempos modernos, o Papai Noel tem optado pela internet para realizar os pedidos de Natal (Foto: Divulgação)

Várias pesquisas que mostram o crescimento das compras realizadas via internet têm sido divulgadas ultimamente, revelando que essa tendência chegou mesmo para ficar. Porém, antes de acessar os sites de comércio eletrônico, é preciso tomar alguns cuidados, para não cair em golpes e armadilhas do ambiente virtual.

Se você já separou o cartão de crédito e está pronto para iniciar a jornada em busca dos presentes, não deixe de conferir algumas dicas para garantir uma compra online segura, evitando dores de cabeça, que podem atrapalhar o Natal e as comemorações de fim de ano.

Fique atento: Procon divulga lista de sites de compras não recomendados

Cuidados necessários para fazer uma compra de Natal online segura

Antes de começar as compras, confira algumas dicas para manter os seus dados em segurança (Foto: Divulgação)

O primeiro cuidado que você deve tomar com as compras de Natal online é escolher sites conhecidos e de boa reputação. Não deixe de pesquisar em sites como Reclame Aqui e também no Procon, para saber o que outros usuários comentam a respeito da empresa.

Assim que acessar o site de e-commerce, verifique se o ambiente é seguro, ficando atento à presença de um cadeado no rodapé da página, que mostra as informações sobre certificado digital válido, que garantem uma maior proteção aos dados pessoais informados nas compras (nome, número do cartão de crédito, endereço, etc).

Desconfie sempre de promoções que prometem descontos fora do normal, pois a página pode ter sido clonada e se tratar de um site falso, criado por criminosos virtuais para roubar dados dos consumidores.

Outra dica interessante é não abrir e-mails de propaganda que você não solicitou, pois eles podem conter vírus e outras pragas virtuais, que irão contaminar seu PC com programas maliciosos. Não se esqueça também de manter o antivírus da máquina sempre atualizado.

Compras realizadas via tablet ou smartphone

Nas compras realizadas através de tablets e smartphones, os cuidados devem ser redobrados (Foto: Divulgação)

Com a popularização dos dispositivos móveis, muitas pessoas irão usar tablets e smartphones para as compras virtuais de Natal. Neste caso, os cuidados são basicamente os mesmos citados acima.

Leia também: Sites de compras coletivas com mais reclamações

Além disso, o usuário deve baixar somente aplicativos confiáveis, disponibilizados pelas próprias lojas, pois assim diminui os riscos de roubo de dados. Tome cuidado também para não usar aparelhos modificados por terceiros ao fazer as compras pela internet.


Top