Comprar Cavalos, Dicas

Para o leitor (a) que deseja comprar cavalo primeiramente é necessários saber que o cavalo é um ser vivo que necessitará de atenção, carinho,…

Para o leitor (a) que deseja comprar cavalo primeiramente é necessários saber que o cavalo é um ser vivo que necessitará de atenção, carinho, boa comida, espaço, exercícios freqüentes, etc. E tudo isto nos custará duas coisas fundamentais que são o tempo e dinheiro. Se você esta decidido a assumir esta responsabilidade analise algumas pontos fundamentais que vão o ajudar na hora de decidir que cavalo comprar.

Tenha em mente a quantidade de dinheiro que tem disponível para investir, vale apena ressaltar que não deve gastar todas as suas economias na hora da compra, pois você terá custos depois de comprar o animal como transporte, exames, guia de transporte, etc.

Depois análise qual a quantia que se pode gastar  mensalmente para a manutenção deste animal, pois muitas vezes todos os gastos que terá, incluindo hospedagem, alimentação, ferrador, veterinário e qualquer outra eventual despesa que possa surgir fique um pouco elevado.

Pense no uso que pretende fazer deste animal se é para passeio, hipismo, alguma outra modalidade equestre, etc. Esta resposta influenciará bastante na escolha da raça que deseja.

Se for iniciante na compra de cavalos é recomendado o acompanhamento de uma pessoa do meio e o exame pré-compra feito por um veterinário evita surpresas e tenha certeza com essas medidas que não estar comprando gato por lebre.

Realize uma observação do aspecto geral :

*Faça uma avaliação sem tocar no animal iniciando pela cabeça, o olhar deve ser alegre, que não demonstre sofrimento ou cansaço e sim olhos brilhantes que comprovem vivacidade.

*Analise a simetria do animal, pois não podem existir diferenças, tais como um joelho ou canela maior do que o outro. Inchaços ou saliências no lombo ou garupa, joelhos pelados indicam que o animal tropeça, cascos rugosos ou rachados demonstram sofrimento de enfermidades anteriores, pêlos brancos no lombo podem identificar lesões causadas por arreios duros.

Leia Também:  Centrífuga Mondial Modelos, Preços, Onde Comprar

*Se você procura um animal para montaria é necessário observar a colocação do freio, observe se ele nega ou aceita o ferro na boca, se levanta em demasia a cabeça ou simplesmente não o faz. Se a observação como um todo ocorreu sem grandes dificuldades, isto indica que o animal está habituado àquela situação.

*Uma vez aparelhado, pode-se testar os andamentos do cavalo, como ele se comporta no momento de montar, andar ao passo, trote e galope, testando o grau de mansidão, cômodo, obediência. Deixe a pessoa que irá conduzir o animal experimentá-lo. É importante ver como o conjunto se portará, como será a química e mesmo se não se trata de muito cavalo para o cavaleiro e o mesmo não o consegue controlar.

*Avaliar os aprumos é fundamental, porque problemas desta natureza poderão representar defeitos que vão incidir na propulsão e sustentação. Peça para alguém montar o animal na sua direção e observe-o de frente, os posteriores e anteriores devem estar alinhados. Faça o mesmo para observar o cavalo de trás, pedindo que alguém o leve na direção contrária à sua.

Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo no momento da compra de um cavalo, quando se trata de uma comprar para qualquer tipo de competição, morfológica ou funcional ou ainda para a criação, muitos outros aspectos precisam ser analisados, como por exemplo, comece a desconfiar se sentir que a pessoa quer empurrar o cavalo para você e não der uma resposta convincente as suas questões, não deixar você vê-lo aparelhar o cavalo.

O ato de colocar a sela pode revelar muito do comportamento do animal, se o dono não quiser deixar o cavalo ser montado por um terceiro, pois se o cavalo tiver algum problema a pessoa que esta acostumado a lidar com o mesmo pode encobrir os seus defeitos, se o proprietário o desaconselhar a fazer um exame mais detalhado, realizado por um veterinário entre outros motivos, portanto fique atento a tudo antes de concluir sua compra.

Leia Também:  Banco Santander Empresarial

Top