Compra e venda de veículos: Como funciona para transferir um automóvel

Felipo Bellini 14/12/2021 Notícias

Processos realizados através do Detran tendem a ser demorados e burocráticos. Porém, não há como escapar dele quando falamos da regularização de transferir um automóvel para o nome de outro condutor. 

Venda e compra de carros precisam passar por esse processo para que sejam regularizados da maneira correta. Por isso, veja a seguir informações de como prosseguir com esse processo e utilizar os serviços da forma exata. 

Quando tenho que transferir um veículo?

A transferência de qualquer veículo deve ser feita em qualquer ocasião uma das ocasiões:

Compra e venda de veículos Como funciona para transferir um automóvel (2)

Fonte/Reprodução: original

Em caso do falecimento do antigo dono

Caso o dono do carro venha a óbito, será preciso passar toda a documentação aos herdeiros que ele deixou. Deste modo, a transferência do veículo deverá seguir o protocolo.

Dono em outro estado

Nesse caso, terá que ser feita a emissão de um outro CRV e a mudança deve ser realizada o quanto antes. Os valores para esse método variam bastante, por isso é importante buscar informações no Detran da cidade do próximo dono. 

Financiamento e Leasing

Em caso de um carro alienado, essa situação terá que ser descrita no CRV. Se houver dívidas na transferência, o documento novo deve conter os detalhes. Sendo assim, o proprietário terá que comprovar o fato de estar desistindo da compra e repassando a um novo comprador. 

Para Leasing, uma carta de anuência terá que ser reconhecida pelo cartório e também assinada pelo primeiro dono.

O que preciso para transferir um veículo?

Alguns documentos são pedidos no método de transferir um automóvel para outra pessoa. Nessa ocasião, é necessário se atentar a todos que são pedidos para que o processo não demore mais do que já demanda. Normalmente são pedidos a seguinte documentação:

  • CNH ou RG;
  • Comprovação de endereço;
  • Registro do carro em questão que não contém dívidas;
  • Comprovante do pagamento do serviço de transferência;
  • CRV original do primeiro proprietário com o preenchimento dos dados do novo comprador;
  • Comprovante de pagamento das taxas do CRV;
  • Formulário do Renavam.

Lembre-se que qualquer erro ou contradição de dados pode levar ao atraso da conclusão da transição. Por isso, procure prestar atenção a tudo que é pedido e suas informações de preenchimento.

Passo a passo para transferir um automóvel?

Para transferir um automóvel é necessário que o antigo dono e o novo comprador siga os passos definidos pelo Detran da maneira mais exata possível. Além da reunião de todos os documentos pedidos, uma vistoria no veículo deve ser realizada por uma empresa com credencial. A seguir, veja como é a ordem do processo de transferir um veículo.

Verificação de cobranças não pagas

Para começar, é necessário que o atual dono saiba exatamente se há contas para pagar do veículo. Isso pode ser feito pelo site do Detran.

Preenchimento do recibo referente a venda e compra

Nesta etapa, é preciso que o recibo seja preenchido de acordo com as orientações. Esse recibo é o início da oficialização da venda. 

Autenticação das assinaturas

É obrigatório que o vendedor e o comprador estejam juntos em um cartório para o reconhecimento de firma do CRV. Assim, será oficial a venda do automóvel. 

Pagamento de taxas

Por meio de uma guia do Detran, é preciso que o pagamento da taxa de transferência seja realizado o mais rápido possível. 

Vistoria

É preciso que o carro sofra uma vistoria de alguma empresa oficial do Detran. Após o processo, a empresa será encarregada de emitir um laudo importante para a transferência. 

Realização do procedimento e conclusão

Por fim, todos os documentos devem ser apresentados no Detran do estado, assim como as guias de pagamento.

Outros artigos

Biquíni cortininha: modelos, como escolher

16/10/2012

Biquíni cortininha: modelos, como escolher

Os biquínis de cortininha são peças que estão sempre na moda na estação mais quente do ano. São peças muito versáteis que se ajustam em vários tamanhos de seios, pod...

Au Pair nos Estados Unidos, como participar

15/08/2013

Au Pair nos Estados Unidos, como participar

O Au Pair representa uma ótima oportunidade para quem deseja passar uma temporada no exterior trabalhando, aprimorando o idioma e conhecendo a cultura de outro país....