Compota de cereja caseira

Deliciosa e muito versátil, a compota de cereja caseira é muito fácil de fazer, uma ótima opção para quem adora doces e está à…

Por Andre em 30/03/2015

Deliciosa e muito versátil, a compota de cereja caseira é muito fácil de fazer, uma ótima opção para quem adora doces e está à procura de uma sobremesa diferenciada e que pode ainda ser utilizada de outras maneiras.

Compota de cereja caseira (Foto Ilustrativa)

As compotas são doces preparados com frutas inteiras, em pedaços ou ralados, sem sementes e mantidas em calda rala, permitindo que elas sejam conservadas por um tempo muito maior.

Além de ser saboreada pura, passada em pães, biscoitos, bolos e torradas, ela também pode funcionar como recheio para tortas e até como cobertura para determinados tipos de bolos, sorvetes e outros doces.

Receita de bolo de cereja e banana

Compota de cereja caseira

Além de muito saborosa, a cereja oferece vários benefícios para a saúde (Foto Ilustrativa)

Quer aprender a fazer essa ótima opção para adoçar o seu dia? Então, não deixe de conferir a receita que vamos passar a seguir. Para a receita de compota de cereja caseira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 700 gramas de cereja fresca sem caroço
  • 1 xícara (de chá) de água
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 2 paus de canela

Receitas de saladas de frutas

– Modo de preparo

Higienize as cerejas, retire os cabinhos e corte as cerejas ao meio, não se esquecendo de retirar as sementes. Em uma panela, coloque a água, a canela e o açúcar, mexa até dissolver, e deixe ferver por oito minutos, em fogo baixo.

Em seguida, despeje as cerejas e cozinhe por cerca de seis minutos ou até que elas fiquem macias, mas sem desmanchar. Apague o fogo e deixe esfriar. Depois de fria, coloque a compota em um pote de vidro esterilizado e conserve na geladeira.

Dica para deixar a compota de cereja mais saborosa

Fazendo a compota caseira de cereja (Foto Ilustrativa)

Viu como é fácil fazer a compota de cereja? A receita acima já rende uma ótima porção de compota caseira, mas se quiser, você pode incrementá-la para que ela fique ainda mais saborosa.

Você pode, por exemplo, acrescentar o cardamomo em pó à receita. Trata-se de uma especiaria de sabor adocicado, refrescante e picante, encontrada facilmente em qualquer supermercado (no setor de temperos), que produz um efeito aromático bastante agradável.

Depois de pronta, ela deve ser conservada na geladeira (Foto Ilustrativa)

Cereja: longe de inflamações

Nesse caso, é só acrescentar 1 colher (de chá) da especiaria em pó na panela com água, açúcar e canela, e misturar, dando prosseguimento ao restante do preparo da receita.

Já com relação ao tempo de conservação, o ideal é consumir a compota em, no máximo, 15 ou 20 dias, para aproveitar o melhor do seu sabor.

Top