Composto EGCG do Chá Verde contra infecção por HIV

Foi descoberta uma substância presente no chá verde que depois de purificada e transformada num gel microbicida vaginal pode ajudar a impedir que a…

EGCG Chá Verde

Foi descoberta uma substância presente no chá verde que depois de purificada e transformada num gel microbicida vaginal pode ajudar a impedir que a infecção pelo vírus HIV ocorra durante uma relação sexual.

Os testes foram realizados apenas em laboratório, por enquanto. A equipe por trás dos testes mostrou que um composto chamado EGCG, presente no chá verde, inibe a formação de certas fibras nos espermatozóides, e são essas fibras os principais facilitadores da entrada do HIV no organismo da mulher, durante a relação sexual.

Testes de controle realizados mostraram que essas fibras, de fato, aumentam a taxa de infecção. Já o composto EGCG cancelava esse aumento.

Os autores, que publicaram seus resultados na última edição da “PNAS”, revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA, alertam que, apesar disso, não adianta nada tomar chá verde. Na bebida, a substância EGCG não tem concentração efetiva para combater a infecção por HIV.


Top