Como viajar de avião com cachorro

Quem quiser viajar com o cachorro de avião precisa ficar atento a alguns detalhes que são exigidos, além de saber se a companhia aérea…

Quem quiser viajar com o cachorro de avião precisa ficar atento a alguns detalhes que são exigidos, além de saber se a companhia aérea permite o embarque do seu animal de estimação, é preciso verificar qual a documentação necessária.

Companhias aéreas que permitem animais

Algumas companhias aéreas internacionais permitem levar o animal de estimação com você, entre elas estão: a Air Canadá, Air France, American Airlines, United Airlines, Continental, TWA e a US Airways. As companhias nacionais que permitem são: a TAM e Varig/Rio Sul, porém há exigências de documentação para o seu pet.

É necessário conversar com a companhia aérea antes da data da viagem, para ver a forma de levar seu cachorro, normalmente eles viajam no compartimento de carga dentro de uma caixa de transporte.

Documentos para viagens

Antes de viajar de avião dentro do país, separe os seguintes documentos:

  • Atestado de saúde reconhecida pelo médico veterinário.
  • Carteira de vacinação em dia.

Em viagens internacionais há países que exigem quarentena e o animal fica retido vários dias. Os documentos exigidos são:

  • Certificado Sanitário Internacional emitido pelo Ministério da Agricultura que fica nos aeroportos internacionais.
  • Certificado de saúde emitido pelo médico veterinário de sua confiança.
  • Carteira de vacinação em dia (principalmente antirrábica)

Dicas para viajar com animal

Algumas atitudes podem tornar a viagem mais fácil e evitar problemas na hora do voo, siga as dicas abaixo:

1-      Quando comprar a passagem, é necessário reservar dois dias antes o lugar do seu animal, ele pode viajar embaixo do seu banco, se for pequeno, ou no compartimento de cargas.

2-      Para transporte do animal, se for feito na caixa, ela precisa embaixo ser feita de microfibra, ter bebedouro preso para o animal beber água, ser arejada do lado e atrás e com tamanho suficiente para o seu pet ficar de pé e conseguir se virar.

3-      Se o transporte do animal for feito em uma bolsa apropriada para isso, é preciso que seja um tecido impermeável, para caso o animal urine, o líquido não escorra pelo tapete do avião.

4-      Para o animal não ficar tão agitado e estressado durante a viagem, ensine antes maneiras dele brincar naquele ambiente, seja a bola ou caixa.

Top