Como verificar se o caixa eletrônico é seguro

Com o desenvolvimento tecnológico, nada mais se faz em agência bancária que não seja por um meio eletrônico. Embora os aparelhos eletrônicos possuam uma…

Com o desenvolvimento tecnológico, nada mais se faz em agência bancária que não seja por um meio eletrônico. Embora os aparelhos eletrônicos possuam uma tecnologia bastante avançada, para os golpistas as informações sempre chegam na frente, fazendo dos menos precavidos, presas fáceis. Para não cair nestes tipos de golpes, saiba como  verificar se o caixa eletrônico é seguro:

Saiba como verificar

Caso precise de ajuda ou esclarecimentos, recorra aos funcionários da instituição financeira. (Foto Divulgação)

Antes de utilizar o caixa eletrônico, primeiramente passe a mão ao redor do aparelho e verifique se não há nenhuma câmera escondida que possa filmar a sua senha. Em seguida, tente balançar o local em que você insere o cartão – repita o mesmo procedimento com o teclado do caixa automático.

Leia mais: Notas Manchadas Caixa Eletrônico – O que fazer?

Caso você encontre uma câmera ou realmente consiga deslocar o teclado e abertura do cartão, não utilize o caixa, já que é provável que ele esteja adulterado para gravar várias informações de qualquer cartão que ali se insira.

Outros cuidados

Realize saques, depósitos e outras operações que precisar durante o dia e de preferência no horário comercial. (Foto Divulgação)

Caso precise de ajuda ou esclarecimentos, recorra aos funcionários da instituição financeira. Evite a ajuda de desconhecidos que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Não empreste ou ceda seu cartão, em hipótese qualquer.

Veja também: Caixa eletrônico biométrico: saiba mais

Fique alerta com a aproximação de estranhos, quando estiver operando o caixa. Os golpistas visam de preferência idosos ou pessoas que apresentam dificuldades em operar o aparelhos eletrônicos.

Procure realizar saques em lugares de grande circulação de pessoas. Realize durante o dia e de preferência no horário comercial. Caso precise fazer um saque durante a noite, não se dirija ao caixa sozinho, leve mais acompanhantes com você e peça que aguardarem na fila.

Os golpistas visam de preferência idosos ou pessoas que apresentam dificuldades em operar o aparelhos eletrônicos. (Foto Divulgação)

Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo local, nem escolha datas comemorativas e nem repita o mesmo número diversas vezes. A senha de seu cartão deve ser mantida em sigilo absoluto.

Leia Também:  Dicas para evitar conflitos ao dividir apartamento

Confira ainda: Sacar dinheiro com segurança: dicas

Solicite comumente extratos da movimentação de sua conta bancária, acompanhe os lançamentos e a correção de saldos apresentados. Em caso de furto ou roubo de seu cartão, entre em contato com a sua agência imediatamente para prevenir o uso indevido e futuras dores de cabeça.

Top