Como Vencer a Timidez no Trabalho

A timidez é um sentido de medo, desconfiança, pânico e até desespero que surge quando nos vemos em situações as quais estamos expostos ao…

Por Redacao em 05/07/2011

A timidez é um sentido de medo, desconfiança, pânico e até desespero que surge quando nos vemos em situações as quais estamos expostos ao contato com outras pessoas. Este sentimento ocorre de diferentes maneiras nas pessoas, e é enfatizado de acordo com a situação em que a pessoa esta, ou seja, uma pessoa pode se sentir tímida em uma situação completamente diferente de outra que também é tímida.

Desta forma, sabendo que a timidez é um sentimento genérico, por decorrer de diferentes motivos entre as pessoas, existem dicas e fatores gerais que ajudam o ser humano a se livrar dela.

Em primeiro lugar, é de suma importância saber as razões de sua timidez, saber as situações em que este sentimento aflora em você. Este fator é comprovado em todos so sentidos da vida, devemos nos conhecer muito bem para podermos identificar e sanar nossos problemas.

Segundo o General Chinês SunTzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Seguindo com o tema, sabemos que no ambiente de trabalho, convivemos diariamente com diferentes tipos de pessoas, e são nossas as habilidades sociais que denotam como vamos nos sair neste convívio. A timidez é um dos aspectos mais significativos no que se refere às relações inter-pessoais e esta presente na vida de muitas pessoas neste campo de nossas vidas e uma das principais causas da timidez no trabalho é a insegurança.

Assim, tênar obter um relacionamento mais próximo com os colegas de trabalho, pode ser uma boa saída para sanar esta insegurança. Giovani Zanetta, especialista em oratória e comunicação entende que: “começar pequenas conversas, se aproximar daqueles que mais despertam confiança e demonstrar interesse em escutar e aprender, pode ser uma forma de quebrar algumas lacunas e se sentir mais a vontade dentro da organização”.

Continuando, é por causa da timidez que muitas pessoas talentosas acabam se frustrando a não rendem toda a sua capacidade.

O tímido deve ajudar-se a si mesmo para encontrar o seu próprio remédio. Os tratamentos mais aconselhados por profissionais do ramo, sugerem que comecemos a escrever todos os nossos problemas e anseios em uma folha de papel, com isso, você vai saber o que deve combater para resolver seu problema de timidez.

Depois que você já sabe quais são as causas do problema, é a hora de se expor a estas situações que lhe geram a timidez, porém já de caso pensado em como agir para se passar bem por isso, ou seja, pense em como resolver e se coloque propositalmente na situação, coloque em prática a sua solução e veja como se sai.

Da mesma forma, que registramos nossos problemas, é de suma importância registrar os resultados desta experiência, afim de saber e analisar onde errou e onde acertou.

Estas são dicas básicas para tentar resolver o problema, porém se o seu sentimento continuar, o mais indicado é procura ajuda profissional, sem preconceito, sem mágoa, apenas com a esperança de que dias melhores virão. Faça também valer de livros, conversas com amigos, não tenha medo de expor o seu problema e procurar ajuda.

Também é muito importante que o tímido evite o isolamento, pois ele cria sentimentos nervosos e sentimentais, que prejudicam a eliminação da timidez, e impedem a capacidade de adaptação. Outra medida é o combater da inatividade, conforme falamos acima, deve-se colocar os planos em ação.

Por fim, deve-se encaram a solução gradativa do problema, não é algo que vai sumir da noite para o dia, porém da mesma forma que um emagrecimento, com o passar do tempo e a visualização dos resultados, o tímido vai se empolgando e prosseguindo cada vez mais.

Top