Como Vencer a Timidez no Ambiente de Trabalho, Dicas

Nessa matéria, vamos saber como vencer a timidez no ambiente de trabalho dicas, mostrando a você como é importante encarar e modificar essa característica…

Por Redacao em 30/09/2014

Nessa matéria, vamos saber como vencer a timidez no ambiente de trabalho dicas, mostrando a você como é importante encarar e modificar essa característica no meio corporativo, pois ela pode atrapalhar bastante a sua carreira.

Como vencer a timidez no ambiente de trabalho, dicas (Foto: Divulgação)

Mãos geladas e tremendo, frio na barriga, gagueira, palidez, voz com dificuldade para sair e branco na memória. Esses são apenas alguns dos sintomas da timidez, que se manifesta de diferentes maneiras e de acordo com a ocasião.

Comum em diversas situações, a timidez pode consistir em um grande problema no ambiente de trabalho, onde a personalidade do profissional costuma ser muito valorizada, assim como os conhecimentos que ele possui e as suas técnicas.

Timidez x insegurança: conheça as diferenças

Como vencer a timidez na escola

Como vencer a timidez no ambiente de trabalho, dicas

Quando atrapalha o seu desenvolvimento profissional, a timidez torna-se um problema (Foto: Divulgação)

Em determinados casos, a timidez no trabalho não chega a ser um problema. Mas quando ela revela insegurança profissional e prejudica ou compromete a atuação do trabalhador dentro da empresa, ela é sim um grande problema.

Para as pessoas tímidas no trabalho, a boa notícia é que existem diversas maneiras de superar o problema. A seguir, confira algumas dicas para vencer timidez no ambiente de trabalho.

– Quebre rotinas

Tem o hábito de sempre estar com o mesmo grupo durante o expediente e de almoçar no mesmo lugar? Então, mude essas rotinas.

– Cultive relacionamentos

Procure fazer amizade com seus colegas de trabalho e participar de atividades fora da empresa, como churrascos, idas ao bar, etc, pois assim ficará mais fácil lidar com eles no dia a dia.

– Prepare-se para as reuniões e apresentações

Precisa apresentar algum projeto ou conduzir reuniões importantes? Prepare-se para tais desafios, ensaiando falas e anotando tópicos importantes. E não se esqueça de relaxar antes de começar.

– Mantenha a calma

Os tímidos se desesperam por pequenas coisas, como um bate-papo com o chefe, por exemplo. Nessas horas, mantenha a calma e deixe as coisas fluírem normalmente.

– Tenha mais autoconfiança

Todo mundo tem qualidades e defeitos e isso não é diferente com você. Portanto, valorize-se mais e lembre que todos cometem erros.

Outras sugestões

Com algumas mudanças de comportamento, você pode encarar melhor o problema e até superá-lo (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como vencer a timidez no ambiente de trabalho, outras dicas são conhecer-se melhor e encarar seus medos, não ser exigente demais consigo mesmo e ter paciência, pois vencer a timidez pode exigir mais tempo.

Dependendo do caso, procurar ajuda profissional, com um psicólogo, pode ser a alternativa, assim como fazer um curso de oratória ou até mesmo teatro.

 

Top