Como vai funcionar a anulação de casamento na igreja católica

Como vai funcionar a anulação de casamento na igreja católica, depois que o Papa Francisco anunciou mudanças nos procedimentos? É o que vamos conferir…

Como vai funcionar a anulação de casamento na igreja católica, depois que o Papa Francisco anunciou mudanças nos procedimentos? É o que vamos conferir na matéria a seguir, com os detalhes sobre a simplificação do processo.

Como vai funcionar a anulação de casamento na igreja católica (Foto Ilustrativa)

Desde que foram anunciadas as mudanças no procedimento para anular casamentos católicos, muitas pessoas têm ficado curiosas para saber como isso vai funcionar. De maneira geral, as medidas divulgadas pelo Papa tornam o processo mais simples e rápido.

Uma das principais mudanças em relação à nulidade matrimonial é que não serão mais necessárias duas sentenças para decretar a anulação do casamento. Apenas uma bastará.

Casamento gratuito no cartório: como conseguir

Como vai funcionar a anulação de casamento na igreja católica

A mudança nas regras de anulação de casamentos foi anunciada pelo Papa Francisco (Foto Ilustrativa)

Bastante criticado por ser demorado, burocrático e muito caro, o processo de anulação de casamento na igreja católica chegava a desencorajar muitos casais interessados na nulidade do matrimônio, mesmo tendo razões legítimas para obtê-la.

Anteriormente, o processo chegava a ser enviado a Roma para ter a sua conclusão. Mas agora, os bispos de cada região terão maior autonomia para prosseguir com a nulidade, reduzindo o tempo de espera para os casais interessados na anulação do matrimônio. O recurso ao tribunal da sede apostólica romana ainda será possível, mas somente em casos excepcionais.

Os critérios para a anulação do casamento foram mantidos (Foto Ilustrativa)

Estados brasileiros onde o casamento gay é liberado

Apesar dessa mudança importante, os critérios para anular casamento católico continuam os mesmos, ou seja, é preciso comprovar que a união não foi feita atendendo aos critérios exigidos pela igreja, como a livre vontade, a abertura para ter filhos e a maturidade psicológica. Para tanto, são realizadas audiências, com o testemunho de pessoas próximas ao casal, que buscam comprovar a situação em questão.

Leia Também:  Papa sai disfarçado de madrugada para encontrar sem-teto

O processo será gratuito

O procedimento para nulidade matrimonial passa a ser gratuito (Foto Ilustrativa)

Outro destaque, entre as novas regras para anular casamento católico, é que a partir de agora, o procedimento será gratuito para todos, conforme determinação do Papa Francisco.

Como pedir anulação do casamento

O objetivo é democratizar o acesso à nulidade matrimonial, atendendo também aos mais pobres, que antes quase não tinham como solicitar a anulação, devido às altas taxas cobradas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top