Como Utilizar bem as Redes Sociais no Trabalho

Messenger, Orkut, Facebook, Twitter, Skype, quem não tem ou nunca teve um perfil online em sua vida pessoal? Conversa, faz amigos, se relaciona com…

Messenger, Orkut, Facebook, Twitter, Skype, quem não tem ou nunca teve um perfil online em sua vida pessoal? Conversa, faz amigos, se relaciona com outras pessoas que tem contato direto ou nunca viu em sua vida? Hoje em dia, é algo normal, pessoas de mais idade adoram postar fotos no Orkut e os jovens tendem a marcar eventos e encontros pelo Messenger, a situação começa a se tornar complicada quando o uso excessivo das redes sociais se estende para a vida profissional.

O Brasil aparece como um dos campeões na proibição do uso de redes sociais no ambiente de trabalho. São gastos milhares de reais em tecnologias que bloqueiam o acesso a este tipo de segmento online, e o único motivo para isto acontecer, é a forma de distração que estes sites provocam no empregado, que perdem tempo conversando sobre assuntos alheios ao trabalho ou até mesmo fazendo piadinhas e esquecem totalmente do trabalho e de suas obrigações perante a profissão.

De acordos com dados coletados nos Estados Unidos e Grã Bretanha quatro em dez empresas bloqueiam o acesso ao Facebook, três ao Twitter e duas não permitem aos funcionários acessarem sites de compartilhamento de videos como o Youtube. Empresários não são tão receptivos ao uso de redes sociais por parte dos funcionários. Mas ainda como em toda regra, existem suas exceções, diversos empresários e diretores executivos de grandes empresas nacionais, optam pelo não bloqueio a redes sociais, pois, acham que esta forma de compartilhamento de informações e comunicação interna ajuda na produtividade e harmonia da empresa como um todo.

Existem ótimas maneiras de associar o que você diz na internet aos produtos e serviços da sua empresa, você pode criar um canal de informação como o Twitter ou o Facebook onde podem ser noticiadas novidades, informações de produtos e promoções. Assim é possível se aproximar e atender ao seu público. Se for possível o canal pode falar sobre economia e até mesmo variedades, sempre as ligando ao seu produto ou serviço, assim o canal se torna mais interessante o que atrai mais acessos e visibilidade para a marca.

Leia Também:  Como Limpar Lentes de Óculos de Grau

Em meio a uma discussão apenas observe, aguarde o momento certo para participar da conversa, procure trazer um ponto de vista diferenciado, simples e compreensível. Se for preciso, peça ajuda. Muitas vezes não sabemos qual a melhor maneira de usar uma informação ou até mesmo passá-la, na internet é preciso pensar e agir profissionalmente na maior parte do tempo. Construir uma reputação profissional é difícil, mas reconstruí-la é mais ainda, tome cuidado com seus comentários e principalmente mantenha o foco.

O bom senso deve prevalecer, passar mais de 30 minutos do expediente em redes sociais prejudica a produtividade, principalmente no cumprimento do horário de trabalho, e se você esá a procura de um emprego, saiba que muitas empresas pesquisam o nome do candidato nas redes sociais, para observar como se comunica, suas opiniões e interesses. Procure alimentar a sua relação com colegas de trabalho e faça disso uma atividade quase que obrigatória no seu dia a dia.

 

Top