Como usar sobretudo

Estamos no verão e o inverno ainda está longe, vai chegar no dia 21 de junho. Mas quem está preocupado com o que fazer…

Por Editorial MDT em 09/03/2012

Estamos no verão e o inverno ainda está longe, vai chegar no dia 21 de junho. Mas quem está preocupado com o que fazer com aquele sobretudo no armário, já pode ir pensando em aproveitá-lo em produções menos formais.  Além de esquentar, a peça compõe um visual elegante e moderno. O sobretudo pode ser utilizado como um casaco para o frio, sobrepondo outra vestimenta, ou como um vestido.

Peças de lã ou coloridas são mais indicadas para o dia (Foto: divulgação)

Ao adotar a segunda opção, o ideal é colocar a peça sobre um shorts, para que a fenda do sobretudo não torne o visual vulgar. Uma blusa fina ou um top por baixo também evitam que o decote fique muito grande. Além dos shorts e vestidos, outra opção são as saias. Até as calças jeans vão bem com o sobretudo. As leggings podem ser usadas, assim como as calças de alfaiataria que conferem elegância ao visual. A vestimenta também combina com uma meia calça fio 80.  Os cintos e as faixas marcam a cintura quando colocados na altura dela e geralmente são confeccionados com o mesmo tecido.

A vestimenta esquenta e confere elegância à produção (Foto: divulgação)

Cuidado com os acessórios. Os exageros não ficam bem com a peça. Dê preferência a brincos discretos, assim como os colares no pescoço. Cachecóis e lenços podem ser usados. As mulheres altas têm a opção de comprar a peça em vários tamanhos. As mais baixas devem optar por peças acima do joelho, para não dar a impressão de que a estatura é ainda menor. Se você estiver com uns quilinhos a mais, saiba que o sobretudo é uma alternativa interessante, pois ajuda a dissimular o peso extra.

O sobretudo pode ser combinado com diversas peças (Foto: divulgação)

As peças coloridas e de lã devem ser reservadas para o dia enquanto os sobretudos em tons marrons, caramelo, nude e off-white (tons derivados do branco e do bege) combinam melhor com a noite. Os calçados ideais para serem usados com o sobretudo, durante o dia, são sapatilhas, sapatos Oxford, botas de salto curto e médio. Já para sair à noite opte por ankle boots, botas de salto alto, peep toes (calçados com pequena abertura na frente, que deixam os dedos à mostra). Além de encontrar nas lojas de vestuário, a peça pode ser comprada pela internet ou feita sob medida por uma costureira.

Top