Como usar o LinkedIn em benefício da carreira

Será que uma rede social com mais de 135 milhões de usuários pode ser benéfica para sua carreira? A resposta é sim, se você…

Por Élida Santos em 30/01/2012

O Linkedin é uma rede social que vem ganhando cada vez mais estado (Foto: Divulgação)

Será que uma rede social com mais de 135 milhões de usuários pode ser benéfica para sua carreira? A resposta é sim, se você souber como usá-la. Estamos falando do LinkedIn, uma rede de relacionamentos que possibilita a troca de informações, o contato com outros profissionais, a oportunidade de participar de grupos de discussão e até de achar um novo emprego.

As contas básicas são gratuitas. Por meio dela pode-se fazer um perfil com dados de seus antigos empregos, formação acadêmica, interesses e até um resumo de suas experiências e objetivos. Já as contas pagas proporcionam mais vantagens. Na modalidade Business, por exemplo, é possível ver as listas completas de quem visita a sua página, ver perfis completos de todos os usuários da rede e contatar diretamente qualquer usuário através do InMail ou mensagens de confiança.

O perfil do Linkedin é de fácil acesso (Foto: Divulgação)

Mesmo na modalidade básica você pode fazer com que o endereço de seu perfil tenha o seu nome.É uma forma de facilitar ser encontrado quando alguém fizer uma busca por profissionais. A alteração é feita no campo ‘URL de perfil público’ e pode-se colocar seu nome seguido do sobrenome. O LinkedIn também conta com grupos de discussão em diversas áreas, sendo uma chance de se manter atualizado e conhecer profissionais que partilham interesses semelhantes, além de ajudar na conquista de um emprego melhor.

Para mais informações acesse o site (Foto: Divulgação)

Atente-se também para as preferências de e-mail. Localizada em configurações, nessa opção devem ser marcados os tipos de mensagens que gostaria de receber e a frequência de envio. É importante marcar as alternativas receber e-mails de oportunidades de carreira, solicitações de conhecimento e consultas de emprego. Pedir uma recomendação a alguém que tenha sido seu supervisor ou chefe também é interessante para que outras pessoas conheçam melhor o seu trabalho.  É preciso acessar o menu perfil e ir em recomendações. O LinkedIn também tem uma central de ajuda e um centro de aprendizagem, em inglês, para auxiliar os usuários que queiram conhecer mais sobre o site.

Top