Como usar o Dropbox passo a passo

Os serviços de armazenamento em nuvem são uma excelente opção para quem trabalha com grandes quantidades de arquivos, que devem ser utilizados em diferentes…

Por Andre em 15/07/2013

Os serviços de armazenamento em nuvem são uma excelente opção para quem trabalha com grandes quantidades de arquivos, que devem ser utilizados em diferentes computadores ao longo do dia, uma vez que permite o acesso a eles de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares (Foto: Divulgação)

Entre as várias opções de sites de hospedagem de arquivos, o Dropbox é um dos mais conhecidos e usados, disponibilizando gratuitamente 2 GB para você armazenar o que quiser, espaço que pode chegar a 18 GB gratuitos, com a indicação de amigos, e a mais de 1 TB, nos planos pagos.

Confira, a seguir, algumas dicas para criar a sua conta no serviço e saiba como usar o Dropbox passo a passo.

☰ CONTEÚDO

Passo 1

Criando uma conta no serviço (Foto: Divulgação)

Acesse o site oficial do serviço e crie a sua conta, clicando na opção “Registrar-se”. É necessário preencher o cadastro e concordar com os Termos do Dropbox.

Passo 2

Faça o download do Dropbox, clicando na opção “Baixar”, na página inicial, e efetue a instalação do programa no computador, seguindo as instruções que serão mostradas na tela.

Passo 3

Escolhendo o seu plano (Foto: Divulgação)

Ao executar o software, selecione “I already have a Dropbox account”, clique em “Next”, e informe os dados da conta que acabou de criar. Em seguida, escolha a quantidade de gigabytes que você deseja ter para armazenar dados, lembrando que a opção de 2 GB é a única gratuita.

Passo 4

Clique em “Next”, marque a opção “Typical” e clique em “Install” para iniciar a instalação. Se uma nova janela for aberta, clique em “Skip Tour” para saltar a explicação e em “Finish” para concluir o processo.

Passo 5

O ícone do programa é adicionado à barra de tarefas do PC (Foto: Divulgação)

Clique no ícone do Dropbox, na barra de tarefas, para abrir a pasta do programa em seu PC. Para adicionar arquivos a ela, basta usar os tradicionais comandos de copiar e colar ou arrastar os arquivos para dentro dela. Fazendo isso, todos eles serão sincronizados automaticamente, ganhando uma cópia na nuvem do serviço.

Passo 6

O programa permite o compartilhamento de dados com outras pessoas (Foto: Divulgação)

Se quiser compartilhar arquivos com outras pessoas, você deve adicioná-los à pasta “Public”, selecionar a opção “Copy public link” e enviar o link deles para quem quiser acessá-los.

Passo 7

O Dropbox também pode ser acessado de PCs que não possuam o programa instalado (Foto: Divulgação)

Caso deseje acessar seus arquivos em um PC ou outro dispositivo que não possua o Dropbox instalado, basta ir ao site oficial do serviço e acessar a sua pasta online. A partir daí, será possível utilizar todas as funções do programa.

Passo 8

O Dropbox também possui versão para dispositivos móveis (Foto: Divulgação)

O serviço também pode ser acessado através do aplicativo Drobpox para dispositivos móveis, com versões para Android, iOS, BlackBerry e Kindle Fire, disponível para download no site do Dropbox.

Top