Como usar o Chapéu Panamá, com o que Combina

Originalmente só se chamava chapéu “panamá”, o modelo legítimo, fabricado no Equador, feito de uma palha chamada toquilla, com a trama bem fechada. Mas,…

Por Redacao em 12/07/2011

Originalmente só se chamava chapéu “panamá”, o modelo legítimo, fabricado no Equador, feito de uma palha chamada toquilla, com a trama bem fechada. Mas, com a disseminação da peça, o nome acabou sendo adotado para designar todos os modelos que lembram o acessório original. Ochapéu recebeu este nome porque o presidente do EUA Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Ainda hoje o chapéu panamá é muito utilizado por fashionistas e celebridades.

Quando você estiver em restaurantes, salas e escritórios o chapéu é sempre retirado segundo a etiqueta, exceto nos locais com públicos como lobbies de hotel ou shopping. Tem exceção quanto ao restaurante, caso esteja almoçando em um lugar aberto com o sol forte a cabeça, é de bom tom usá-lo. Pode-se usar ao ar livre, nas ruas, na praia, no carro conversível etc.

O chapéu panamá já não é apenas um artifício para se proteger do sol, é também um acessório de moda ótimo para ser usado no dia a dia. Com o vai e vem do verão e o chapéu panamá continua como uma boa opção para se proteger do sol com estilo, esse ano ele voltou como uma tendência regionalista do verão, apresentado nas passarelas do SPFW e Fashion Rio, o acessório de palha é quase que um item obrigatório.

O chapéu Panamá é usado apenas para dar charme à produção, é um acessório que faz parte da roupa, é quase um enfeite de cabeça que tem a finalidade de fazer bonito. O chapéu pode ser usado para ir à praia ou para uma caminhada à beira-mar, mas também é ideal para programas casuais.

Usar o panamá com vestidinhos mais fluidos ou com shortinho é um bom jeito de aproveitar o verão com o visual renovado. Em dias mais frescos, também pode ser combinado com uma calça skinny ou um vestido mais sofisticado e blazer. A tradicional tira preta do panamá pode ser trocada por um lenço ou por uma fita colorida e para os pés você pode investir em sapatilhas, oxfords ou rasteiras.

Você pode usar o Panamá com a copa menor e arredondada, o chapéu fica super feminino e com fitas coloridas para garantir um ar divertido para o verão, alem de pode combiná-lo com vestidos floridos, macaquinhos, calça boyfriend, saia tulipa e shorts cut off. Pode usar com copa quadrada e alta cria um visual masculino, ideal para ser com jeans flare, calça saruel, calça de alfaiataria, blazers, vestidos e shorts de cintura alta, ou ainda usá-lo num estilo mais sóbrio, com a fita no mesmo tom do chapéu. As cores mais escuras nas faixas dão o ar mais formal, para deixar com ar mais esporte, troque sua faixa por uma bem clara.

As estampas de flores também caem muito bem com o chapéu e deixam a produção com uma cara vintage-romântica-moderna. Para arrasar na produção, utilize o chapéu como ponto de contraste nas cores e texturas, evitando fazer combinações com as roupas. Uma ótima dica de como usar chapéu panamá é prender os cabelos com um coque baixo, ou fazer um rabo de cavalo ou uma trança.

Apesar de o chapéu ser um acessório elegante, escolher um chapéu adequado para você pode ser uma tarefa complicada. É importante ter atenção no tamanho dele em relação a seu tipo de rosto e corpo para não ficar desproporcional, assim como a combinação com o seu estilo e o evento em questão.

Você pode comprar o chapéu Panamá no site: http://chapeupanama.com.br/ oferece várias opções de chapéus panamá, o preço é alto, mas encontra boas opções em lojas como Riachuelo, C&A, Renner e entre outras.

Top