Como usar livros na decoração

Como usar livros na decoração? Essa é uma pergunta fácil para quem tem o hábito de ler bastante. Os viciados em um bom livro…

Como usar livros na decoração? Essa é uma pergunta fácil para quem tem o hábito de ler bastante. Os viciados em um bom livro sabem muito bem como é fácil acumular livros. E também sabem como às vezes é difícil encontrar mais espaço dentro de casa para guardá-los. No entanto, utilizar os exemplares para ajudar a decorar os ambientes da sala e do quarto, por exemplo, pode ser uma boa pedida e ainda deixar a casa ou o apartamento com um visual inteligente.

Como usar livros na decoração

Os livros podem servir de base para uma mesa de centro (Foto Ilustrativa)

O primeiro passo é organizar toda a biblioteca. Separe os livros disponíveis por tamanhos, cores, capa dura ou mole, entre outros critérios que podem ser úteis na hora de começar a decoração. Neste momento, é interessante selecionar também os livros que podem ser doados. Muitos não precisam ficar presos dentro de casa, se não forem mais úteis no dia a dia ou em breve.
Em seguida, comece a limpar os livros delicadamente, uma vez que eles ficarão mais expostos, precisam estar devidamente higienizados, sem manchas ou sinais de guardado. Isso ajuda a dar um visual melhor para a decoração e também a conservar os livros que foram adquiridos com tanto carinho.

Começando a decoração

Na parede, os exemplares podem ser utilizados como prateleiras (Foto Ilustrativa)

Escolha o cômodo da casa que pretende decorar com livros e também o melhor canto. Lembre-se de que os livros são sensíveis a muita luz solar e também não podem sofrer com umidade. Caso contrário, podem ser danificados facilmente.

Com um vidro grande, ou uma placa de madeira, os livros podem servir de base para uma mesa com estilo jovial, e bastante flexível, podendo ajustar a altura, o tamanho da base, e até mesmo, alguns espaços vazios entre os livros para colocar revistas e outros objetos. Essa é a possibilidade mais fácil e prática de como usar livros na decoração.

Leia Também:  Como decorar com lareira ecológica

Aprenda a decorar quartos

Existem móveis que facilitam a decoração com espaço para guardar os livros (Foto Ilustrativa)

Alternativas de como usar livros na decoração

Se tiver uma lâmpada com abajur, daqueles sem base, para serem montados, os livros também podem servir de apoio e se tornar um belo objeto de coração para o quarto ou para o escritório, por exemplo. Mas nada impede que um abajur desse tipo seja colocado no corredor, sobre um aparador, ou até mesmo numa varanda coberta.

Uma bela opção é utilizar os livros como apoio para um abajur (Foto Ilustrativa)

Se quiser investir mais sobre como usar livros na decoração, procure por móveis que otimizam o uso deles. Há poltronas com apoio para guardar diversos livros, ou até mesmo estantes diferentes, onde todos os livros ficam expostos e exibidos de forma inusitada. Alguns podem ficar inclinados, intercalados com a capa e a contracapa, ou até mesmo com a lombada, aquela parte com o título, virada para a parede. Tudo isso ajuda na hora de dar um visual diferente na sua casa e despertar a curiosidade de familiares e amigos sobre como usar livros na decoração.

Top