Como usar linhaça na alimentação: dicas

A semente de linhaça tem sido empregada na alimentação, desde os tempos mais antigos. Proveniente do linho – uma planta de ótima fibra têxtil…

A semente de linhaça tem sido empregada na alimentação, desde os tempos mais antigos. Proveniente do linho – uma planta de ótima fibra têxtil – a linhaça apresenta-se na cor marrom-escura (de onde é extraído o óleo de linhaça, usado na indústria e na medicina) e na cor amarelo-dourado (mais indicadas à alimentação e ao uso medicinal). Saiba quais são os benefícios da linhaça e como usá-la na alimentação.

Para a saúde, a linhaça dourada é mais eficaz (Foto: Divulgação)

Benefícios da linhaça

São tantos os benefícios da linhaça, que fica até um pouco difícil conseguir elencar todos eles. Esta simples e delicada sementinha é capaz de fazer maravilhas pelo seu corpo. Ela combate distúrbios digestivos e respiratórios, doenças reumáticas e alivia a irritação das vias urinárias.

Na forma de óleo, é rica em ácidos graxos do tipo ômega 3, ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 9 (ácido oleico). A semente em cor amarelo-dourado é a que apresenta mais substâncias benéficas para a saúde. É rica em aminoácidos, minerais, oligoelementos, fibras solúveis e insolúveis (cada 50g contêm 11,7 g de fibra, que ultrapassa a quantidade do arroz integral e do trigo), além de outras substâncias importantíssimas ao nosso organismo.

Qualquer alimento pode receber a linhaça (Foto: Divulgação)

O farelo seco de linhaça estimula a produção de estrogênio, nas mulheres que sofrem com a menopausa. Previne o câncer de mama e a formação de outros tumores, favorece o trânsito intestinal, combate a artrite-reumatoide, a esclerose múltipla, o colesterol, a disfunção da tireoide, doenças de pele e cabelo, diarreia, cálculos biliares, deficiências do crescimento, pele seca, entre muitos outros problemas de saúde. Portanto, para se ter um corpo saudável e favorecer a beleza, também, aposte na semente de linhaça, pois ela só lhe trará benefícios.

Leia Também:  Corte de cabelo pixie

Como consumir a linhaça

Pode-se usar a linhaça em inúmeras receitas (Foto: Divulgação)

Há quem torça o nariz para o sabor da linhaça. Outros, não gostam muito de sua textura, na boca, já que a semente, ao ser mastigada, libera uma pequena quantidade óleo, ficando um pouco pegajosa na boca. No entanto, é muito fácil consumi-la e, se formos pensar nos inúmeros benefícios que ela oferece, não será tão penoso comê-la.

Você pode salpicar a semente de linhaça em qualquer alimento, salgados ou doces. Inclusive, ela fica muito gostosa em sorvetes, misturada ao leite ou aos sucos. Caso não goste do formato semente, basta bater uma quantidade no liquidificador, para que se forme um farelo. Armazene-o em um pote, com tampa, guardando-o na geladeira. Use-o em sobremesas, sucos, massas de pão ou bolo, enfim, a linhaça pode ser acrescentada em qualquer alimento.

Top