Como usar crochê na decoração

  O crochê é uma técnica artesanal antiga, mas que aos poucos está sendo retomada nas áreas de moda e decoração. Quem deseja decorar…

Puffs decorados com crochê

 

O crochê é uma técnica artesanal antiga, mas que aos poucos está sendo retomada nas áreas de moda e decoração. Quem deseja decorar os ambientes de maneira mais charmosa e com personalidade deve apostar nas peças de crochê e explorar o que elas têm de mais bonito.

Podendo aparecer de diferentes formas na decoração, o crochê consegue aumentar a sensação de aconchego e acolhimento. Como as peças não atuam sozinhas no visual da casa, é necessário combiná-las a outros elementos e buscar o equilíbrio no que diz respeito a cores, traços e tamanhos.

Depois de fazer sucesso no ambiente da moda, o crochê está sendo recuperado com força total na decoração de casas. Esse toque artesanal pode ser aplicado na sala, no quarto, banheiro, cozinha, entre outros ambientes. A técnica do crochê pode ser usada como acabamento dos móveis e até mesmo dos acessórios de decoração.

Decoração com crochê para cada cômodo da casa

 

Uma belíssima colcha de crochê

 

– Quarto: um dos ambientes mais valorizados pelas peças de crochê. A técnica de artesanato pode se apresentar nos tapetes, colchas e almofadas, dando um ar aconchegante e personalizado ao espaço. O crochê contribui também com a exaltação do estilo romântico, por isso combina tão bem com o quarto de casal.

Ao invés de uma almofada ser toda revestida de crochê, ela pode apresentar apenas alguns detalhes feitos com barbantes, como é o caso da aplicação de bordado. Como o quarto é um espaço mais íntimo e com pouca circulação de pessoas, vale apostar em peças brancas.

Almofadas bordadas com crochê

– Sala: há várias maneiras criativas de colocar crochê no ambiente, como por exemplo, a confecção de uma capa para o sofá. Lembre-se de que a técnica artesanal vai apresentar apenas nos detalhes, de maneira suave e convidativa. Cuidado ao trabalhar com o crochê da cor branca, afinal, ele é mais fácil de sujar.

Manta de crochê para o sofá

O sofá da sala pode ter o visual renovado com o uso de uma manta de crochê. Por exemplo, se o estofado é liso e numa cor neutra, ele passa a ter um visual mais charmoso com uma peça macia de crochê confeccionada com lã. A proposta consiste em basicamente usar a manta para deixar o espaço mais alegre.

Leia Também:  Como fazer tapetes de crochê: Aprenda a fazer em casa

-Cozinha: as peças de crochê não são indicadas para decorar o chão desse ambiente, isso porque elas sujam com facilidade e colocam a decoração em jogo. Dessa forma, a melhor forma de aproveitar o ambiente é usando um caminho de mesa confeccionado com crochê.

– Banheiro: como o ambiente possui umidade, nem sempre é valido usar um jogo de crochê para decorar o vaso sanitário e o chão. Experimente adotar um porta-papel higiênico de crochê para dar um toque de personalidade ao banheiro, por meio do crochê.

Top