Como usar cores escuras na decoração

Veja como usar cores escuras na decoração. Isso mesmo! Tonalidades como preto, azul-marinho, marrom e chumbo podem marcar presença nos cômodos, desde que sejam…

Por Isabella Moretti em 29/11/2015

Veja como usar cores escuras na decoração. Isso mesmo! Tonalidades como preto, azul-marinho, marrom e chumbo podem marcar presença nos cômodos, desde que sejam usados com moderação. Todo cuidado é pouco para não deixar o seu lar com cara da casa da Família Adams.

Como usar cores escuras na decoração. (Foto Ilustrativa)

Como usar cores escuras na decoração. (Foto Ilustrativa)

Na hora de decorar a casa ou apartamento, as pessoas costumam sentir medo de empregar cores escuras. Esses tons, quando mal utilizados, podem criar ambientes sombrios, fúnebres e pesados. No entanto, o bom uso dos tons escuros pode agregar estilo e personalidade aos espaços.

Leia mais: Decoração com tons claros e escuros

Como usar cores escuras na decoração

As casas e apartamentos estão se tornando cada vez menores. Com isso, surge a necessidade de criar uma decoração inteligente, combinando beleza, conforto e praticidade. Em geral, os moradores colocam em prática truques para criar a sensação de amplitude e isso inclui o uso de cores claras. Os tons escuros, portanto, acabam sendo rejeitados. Mas nem sempre precisa ser assim.

Separamos algumas dicas de como usar cores escuras na decoração. Confira:

Use com moderação

Enquanto as cores claras proporcionam a sensação de amplitude, as cores escuras provocam um efeito contrário: elas transmitem a sensação de que o ambiente é ainda menor do que a realidade. Para evitar esse problema, use os tons escuros com moderação.

Use as cores escuras apenas nos detalhes. Não exagere. (Foto Ilustrativa)

Use as cores escuras apenas nos detalhes. Não exagere. (Foto Ilustrativa)

Ao invés de encher um ambiente com elementos escuros, experimente usar essas cores apenas em alguns móveis e objetos, como almofadas, quadros e esculturas. De repente eleger uma parede do cômodo para pintar de uma cor escura e criar um painel também é uma saída interessante.

Saiba mais: Decoração com móveis escuros: dicas, fotos

Combine com tons claros

A cores escuras podem dividir espaço com as cores claras na decoração do ambiente. Ao invés de usar o branco, que cria um contraste muito agressivo, experimente o bege ou champanhe, pois a transição para os tons escuros é bem mais suave. O resultado é um cômodo com ar contemporâneo super charmoso.

Combine com cores vibrantes

Os tons escuros e as cores vibrantes estabelecem uma parceria perfeita na decoração da casa. Experimente, por exemplo, combina o amarelo com marrom ou cinza escuro. O resultado será um ambiente urbano e moderno.

Cor escura usada para criar um painel. (Foto Ilustrativa)

Cor escura usada para criar um painel. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com a iluminação

Para não deixar a decoração pesada, é muito importante aliar as cores escuras a uma boa iluminação. Escolha uma luz clara e forte, pois isso vai acabar com um possível “ar sombrio”.

Veja também: Como decorar uma cozinha escura

Agora que você já sabe como usar cores escuras na decoração, coloque as dicas em prática e abuse do seu bom gosto. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias com dicas para decorar a casa.

 

Top