Como usar a nota do Enem para cadastrar no SISU 2014

PUBLICIDADE

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) funciona por meio das instituições públicas de ensino superior, que oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de acordo com a nota de corte firmada pela universidade.

Sisu é um sistema de cotas em universidades publicas (Foto: Divulgação)

Quem pode se inscrever no Sisu?

Pode se inscrever no Sisu os candidatos que realizaram o Enem 2013 e que tenham obtido nota maior de zero na redação. Porém, para usar a nota do Enem para se inscrever no Sisucom é preciso se atentar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nessas situações, no ato da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação, mostrando a nota mínima que o candidato tem que ter para se inscrever no Sisu.

Inscrição no Sisu 2014

A inscrição no Sisu 2014 deverá ser realizada, necessariamente, por meio do número de inscrição e a senha no Enem 2013, a partir do dia 6 de janeiro. Assim, caso o estudante não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha do sistema do Enem, deverá recuperá-la no site do Enem. A inscrição para o Sisu é feita exclusivamente por meio da internet, através da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas.

PUBLICIDADE

Uma vez por dia, o Sistema de Seleção Unificada calcula a nota de corte para concorrer a cada curso (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de oportunidades disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquela graduação, por modalidade de concorrência. O prazo limite para fazer a inscrição no Sisu 2014 do primeiro semestre termina no dia 10 de janeiro.

Acesse o site do Sisu para saber mais informações (Foto: Divulgação)

Atenção por classificação parcial

Durante o período de inscrição do Sisu, o candidato vai poder consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. Isso porque a calculada do sistema calcula a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção quem se classifica para as oportunidades nos cursos. Essa classificação funciona somente uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Somente para o final do período de inscrição, é que será divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final. É preciso ficar atento as listagens de chamadas para os cursos do Sisu, ou seja, as convocações para as vagas remanescentes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.