Como usar a internet para divulgar uma banda

A internet é aliada do ser humano para praticamente todas as atividades do seu dia a dia, o mundo virtual gera empregos, auxilia qualquer…

A internet é aliada do ser humano para praticamente todas as atividades do seu dia a dia, o mundo virtual gera empregos, auxilia qualquer pessoa em uma pesquisa de cunho sério ou não. É uma verdadeira extensão do homem atualmente, e de uns tempos para cá e peça fundamental quando o assunto é música.

Diversas bandas da atualidade surgiram a partir do reconhecimento online, unindo fãs de todas as partes do Brasil através de sites, redes sociais, blogs que continham informações sobre a banda, e principalmente um material musical que agradasse muitas pessoas, o que acabava auxiliando na divulgação e propagação do conteúdo musical.

Alguns grupos ganharam visibilidade e alcançaram o sucesso através da internet, inclusive assinando contrato com gravadoras após a grande repercussão na rede, bandas essas como: Arctic Monkeys, Fresno, Cansei de Ser Sexy, Justin Bieber, Mallu Magalhães, Restart, O Teatro Magico e entre outros que tiveram notoriedade através da internet.

Está explosão de bandas surgindo o tempo inteiro por conta da internet desperta o interesse de muitas bandas independentes que sonham com o sucesso, e usam a internet como principal meio de divulgação, como de fato é a internet.

A principal dica para quem quer divulgar a banda através da internet é utilizando os meios disponíveis para divulgação, tanto os destinados a música, como as redes sociais. Entretanto, nada irá dar resultado se a banda apresentar para divulgação um material mal gravado, de péssima qualidade. É fundamental que, além de acreditar na sua música, a banda não deixe de buscar evoluir dentro do que lhe é proposto. Não irá surgir nenhum efeito uma divulgação bem feita, visualizações, se o trabalho desagrada à maioria das pessoas.

Leia Também:  Encontre os objetos e documentos perdidos no Rock in Rio

Cada vez mais as bandas lançam material de qualidade nos sites direcionados para a música, ou nas redes sociais, a competição dentro da internet também é grande, então quanto melhor a qualidade do material, mais chances da banda emplacar.

Os principais sites para divulgação do trabalho da banda, sem duvida são o Myspace, e o Tramavirtual. O Myspace permite integração entre bandas do mundo inteiro, inclusive as que já fazem sucesso possuem em muitos casos o mayspace. O TramaVirtual é também uma boa vitrine de divulgação. Os dois sites dão espaço para a banda divulgar, além das músicas, fotos, realese da banda, e entre outras informações que certamente quem gostar do trabalho, vai querer saber.

É importante definir o estilo de música, de acordo com o que realmente a banda toca, por exemplo, se o som da banda é emocore, não defina como hardcore.

As redes sociais são fundamentais, como o facebook, twitter, e até mesmo o Orkut. A divulgação deve ser feita, sem ser invasiva, porém visando que o maior número de pessoas visualize o conteúdo da sua banda, por meio do site que preferir. Sem contar o Youtube, que possibilita os possíveis fãs visualizarem a performance da banda ao vivo, ou uma música da banda tocada em uma versão acústica, e até mesmo fazer um Web clipe, o que é muito comum hoje em dia, porém não ultrapasse a medida do que seu equipamento de filmagem permite, para não divulgar um web clipe classificado como “tosco”.

Sabendo unir música de qualidade, com uma apresentação decente de divulgação, não irá demorar muito para sua banda adquirir certa quantidade de fãs. Lembrando que manter as redes sociais atualizadas é importante para quem começou a gostar recentemente da banda, e também para os futuros fãs. E não se iludam pensando que apenas a internet irá levar sua banda ao sucesso, é preciso fazer shows, e trabalhar bastante fora da web para conseguir o verdadeiro reconhecimento.

Leia Também:  Viviane Araújo é a vencedora de A Fazenda 5

Top