Como trocar produtos comprados pela internet

Como trocar produtos comprados pela internet? Essa é uma dúvida comum a muitos consumidores que visitam as lojas online, já que as compras virtuais…

Por Andre em 30/11/2014

Como trocar produtos comprados pela internet? Essa é uma dúvida comum a muitos consumidores que visitam as lojas online, já que as compras virtuais têm crescido bastante, a cada ano.

Como trocar produtos comprados pela internet (Foto: Divulgação)

Diferentemente das compras efetuadas nas lojas físicas, nas quais você pode ver o produto, pegar nele, sentir o seu cheiro e experimentá-lo, nas compras online o máximo que o consumidor consegue é ver uma foto ou vídeo daquele item que está querendo adquirir.

Sendo assim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor online o direito de arrependimento pela compra, já que após receber o produto, é que ele terá o primeiro contato físico com o item, e o produto pode não ser bem aquilo que o comprador esperava ou que as imagens mostravam.

Erros comuns ao fazer compras online

Como evitar golpes em compras online

Como trocar produtos comprados pela internet

Em até 7 dias após receber o produto, o consumidor pode solicitar a troca, sem precisar se justificar (Foto: Divulgação)

De acordo com o CDC, a troca de produtos comprados na internet pode ser solicitada em até sete dias, contados a partir da data da entrega, sem que o consumidor precise justificar os seus motivos. O mesmo vale para a devolução da mercadoria e o reembolso do valor pago.

Ou seja, se você comprou algo no mundo virtual e não gostou ou o produto veio com defeito, pode solicitar a troca do item, durante o prazo citado. Para tanto, é preciso entrar em contato com a loja online na qual o item foi comprado, para saber os procedimentos de troca.

As compras virtuais costumam crescer bastante na época do natal (Foto: Divulgação)

Cada loja segue um padrão diferente para efetuar as trocas, mas de maneira geral, o cliente precisa enviar o produto na embalagem original e acompanhado de todos os acessórios, manual e nota fiscal. Depois que a empresa receber e avaliar o produto, ela irá informá-lo se a troca poderá ser feita.

Visite o site em que fez a compra online e procure pela seção de “Trocas”, “Trocas e Devoluções” ou algo do tipo, para saber como proceder. Caso não encontre essas informações na página, ligue para a central de atendimento da loja em questão.

O que fazer após o prazo de 7 dias?

Antes de confirmar a compra, é recomendável conferir a política de trocas da loja virtual (Foto: Divulgação)

Não perder o prazo para trocas em compras online é fundamental para garantir a substituição do produto. Caso esse prazo não seja cumprido, ainda assim você pode tentar pedir a troca do item, lembrando que nas situações de defeito, a empresa é obrigada a fazer a troca, independente desse prazo.

Já nas demais situações, como número errado da roupa ou calçado, por exemplo, a loja virtual pode impor algumas condições para a troca depois do prazo citado, como a cobrança de alguma taxa.

O melhor a fazer é verificar a política de trocas da loja online antes de confirmar a compra.

Top