Como tratar estresse, dicas

Antigamente as pessoas costumavam dizer que estresse era doença de gente rica, que tinha muito tempo sem nada para fazer, e por isso acabava…

Antigamente as pessoas costumavam dizer que estresse era doença de gente rica, que tinha muito tempo sem nada para fazer, e por isso acabava entrado em depressão, ou se sentiam estressados pela situação.

Porem isto mudou, já faz alguns anos que cada vez mais pessoas estão sofrendo deste mal, isto porque o dis parece que ficou menor, e temos tanta coisas para fazer que não damos conta, dormimos cada vez menos, arrumamos cada vez mais compromissos, e mal temos tempo para a nossa diversão, quase nunca conseguimos nos desligar do nosso trabalho, ou dos problemas que nos envolvem cada vez mais.

Os estudos comprovam que o estresse é uma reação do nosso organismo contra um agente agressor, seja ele qual for, químico, físico, biológico ou emocional.

Ao contrario do que imaginamos, o estresse, não depende simplesmente de uma dificuldade na situação. Alterações no nosso organismo, nos deixa muito mais suscetível ao estresse, é como um copo que pinga gotas de agua, com o tempo, ele irá transbordar, com atitudes deste modo, parece que o copo vai ficando menor e transbordasse com mais rapidez.

Na medicina existem três tipos de estresse: muscular que afeta os músculos, vegetativo que afeta o funcionamento do organismo e mental que altera o humor e o comportamento do paciente.

Os sintomas mais comuns do estresse são: Cansaços físicos maior que o habitual, tensão corporal, olhos cansados, apertou ranger de dentes, pressão ou pontadas na nuca, sensação de peso ou dor nas costas e nos ombros, dor de cabeça, fisgadas ou repuxões nas pálpebras.

Principais sintomas no estagio de agressão mental do estresse: Impaciência constante, mau humor, irritação por pequenos motivos, assustar-se sem motivos com qualquer coisa, sono agitado ou falta de sono, falta de interesse pelos compromissos rotineiros, apreensão com relação ao futuro, perda do interesse sexual, dificuldade de concentração, tristeza, sintomas da depressão, esgotamento físico e muitas vezes emocional, explosões emocionais, sensibilidade incluindo choro excessivo, lentidão ao tomar decisões, perda de memoria.

Leia Também:  Revisão FGTS 2014: Como fazer, passo a passo

Mas você sabe como o estresse começa? Vamos explicar: O nosso cérebro pega as atitudes e ações que acontecem no dia a dia, e transforma em coisas boas ou ruins, e seguem caminhos diferentes. O primeiro caminho pega o que é bom e transforma em prazer, satisfação, realização e todas as sensações boas para nosso corpo e nosso organismo. O segundo caminho é evitar o que seja ruim, e toda vez que isso acontece o nosso cérebro informa o que esta acontecendo através de uma emoção, podendo ser ansiedade, tristeza, irritação ou medo.

Dicas para combater o estresse: Desenvolva o auto controle emocional, aprenda a enfrentar os problemas do cotidiano e não fuja deles. Use o seu tempo disponível adequadamente, não tenha pressa, e lembre-se de criar tempo para si mesmo, afinal você também precisa de tempo para si. Não busque a perfeição, dedique-se ao máximo, mas não exija de você mais do que é capaz de realizar, ou seja,  aceite as suas limitações e não tente ultrapassa-las.

Procure ser espontâneo, mantenha boas relações profissionais, mas sem se sentir humilhado pela situação, seja tolerante e tenha mais paciência. Controle as suas emoções, administre melhor seus relacionamentos. Lembre se que você trabalha para viver, e não vive para trabalhar, arrume tempo para a distração, isto acabará te desligando dos problemas e pressões durante um tempo, e pode ser positivo no caso de estresse.

Procure seguir estas dicas e ter sempre o controle da situação, e não fique remoendo atitudes, isto com certeza despertará sentimentos ruins, por isso viva intensamente e não guarde magoas de ninguém, afinal de contas ninguém é perfeito, as pessoas também erram, estas atitudes fazem parte do crescimento e do amadurecimento, por isso não fique criando expectativas e nem remoendo atitudes, e livre-se já do estresse.

Leia Também:  Smartphones Motorola, Modelos, Preços

Top