Como Trabalhar em Equipe – Dicas

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isto é, se não ter conhecimento sempre haverá uma pessoa acima de você. Por isso…

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isto é, se não ter conhecimento sempre haverá uma pessoa acima de você. Por isso é muito importante estar sempre atualizado e estudar sempre. Difícil é arrumar um novo emprego, só que mais difícil ainda mantê-lo, no entanto uma oportunidade já mais pode ser desperdiçada e sim aproveitá-la ao máximo para estar sempre progredindo. Para que você seja um funcionário exemplar, especialmente trabalhando em equipe planejamos esse artigo para você conhecer as principais dicas de como trabalhar em grupo e não prejudicar o próximo e a si mesmo e ainda se destacar.

1 – Paciência: Um dos principais obstáculos para se trabalhar em grupo é conciliar opiniões diversas. Por tanto nessa hora o que deve falar mais alto é a devida paciência. A melhor forma de driblar esse problema e saber falar tendo em mente que alguém pode não gostar e tentar chegar em um acordo e também saber ouvir o que outros tem para falar de determinado assunto mesmo que não esteja de acordo com suas opiniões.

2 – Seja compreensivo: O orgulho pode prejudicar por não deixar o sujeito admitir que está errado, ou até aceitar novas idéias. Porém esse orgulho pode levar o profissional a grandes problemas dentro da empresa. O correto é que esteja sempre aberto para novos projetos e aceitar o que o próximo sugere, porque pode beneficiar toda a equipe com um todo.

3 – Nada de criticas: Com a convivência diária realmente é muito difícil não acontecer algum tipo de conflito entre o grupo. Por tanto esse problema não pode se tornar pessoal e deixar afetar o trabalho em equipe. Pense muito bem o que vai falar de seu colega, jamais critique no pessoal, fale de maneira construtiva sobre as idéias do mesmo para que possam melhor o serviço e o trabalho de todos na empresa. Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Pode criticar (de forma construtiva) as idéias, nunca a pessoa.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Dell Brasil

4 – Dividir: Algumas pessoas pensam que fazendo tudo sozinho estarão mais afrente de seus outros colegas. Isso é mito, porque em caso de algum problema toda a responsabilidade fica por conta sua e fica ainda mais difícil de resolver. Aproveite ao máximo da equipe, divida as tarefas com todos, pois delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5 – Disposição: Jamais esqueça suas obrigações e deixe tudo por conta de amigos de trabalho. Saiba separar divisão de tarefas e deixar de trabalhar, a diferença é grande, significativa e pode lhe prejudicar. De qualquer forma, colabore sempre mostrando disposição.

6 – Solidariedade e participação: Esteja sempre a disposição para ajudar seu colega e sempre dar o melhor de si, quando precisar não se sinta constrangido para pedir ajuda à alguém da equipe. Esteja disponível, seja flexível e saiba como pedir um favor educadamente.

7 – Comunicação e dialogo: Nunca deixe um problema acumular, mais para frente Le pode ser ainda maior. Converse sobre e tente encontrar com o grupo a melhor maneira de solução para que ninguém se sai prejudicado.

8 – Planejamento: Quando se tem um planejamento tudo se torna muito mais fácil, dessa forma cada um terá uma tarefa, uma meta a ser alcançada e um prazo a ser concluído. Assim ninguém fica perdido e tudo se torna mais organizado.

Seguindo nossas dicas o seu cotidiano na empresa será muito mais agradável e as chances de progresso serão muito maior, pois o serviço fluirá como deve ser. O mais importante e ter dialogo com seus colegas e ter respeito e ser sempre educado.

Top