Como tomar isotônico sem prejudicar a saúde

Editorial MDT 17/09/2013 Bem Estar

Os isotônicos são produtos desenvolvidos para repor as energias de pessoas que realizam grande atividade física, evitando a fadiga muscular e ainda melhorando o desempenho em tarefas de longa duração. Essa bebida, além de repor os líquidos corporais, também repõe o sódio, potássio, fósforo e alguns outros minerais. Entretanto, é preciso ficar atento, pois o uso inadequado desse tipo de produto pode desencadear alguns problemas de saúde. Para esclarecer algumas dúvidas, confira as dicas e saiba como tomar isotônico sem prejudicar a saúde.

Saiba como tomar bebidas isotônicas da maneira mais segura. (Foto: divulgação)

Os benefícios das bebidas esportivas

As bebidas esportivas são capazes de proporcionar uma rápida absorção de diversos sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, além de oferecer doses de carboidratos, que funcionam como fonte de combustível para os músculos durante os treinos, evitando problemas como o cansaço rápido, câimbra e hipoglicemia.

O principal benefício é que a pessoa que costuma treinar se sente apta a se exercitar por muito mais tempo, além de se desgastar menos. Outro benefício é com relação aos desidratados em consequência de problemas de saúde, como intoxicação alimentar ou infecções gastrintestinais, que podem se sentir bem melhores com o uso dessas bebidas.

Com exceção dessas duas situações, o uso regular de bebidas isotônicas não é recomendado, pois pode resultar em complicações como o agravo de doenças como o diabetes, hipertensão arterial, disfunções renais e até mesmo o ganho de peso.

Na dúvida, a água continua sendo a melhor opção para se reidratar. (Foto: divulgação)

Quando usar os isotônicos nos treinos

Antes de começar o uso de bebidas isotônicas, é fundamental avaliar a real necessidade do organismo em repor todos os nutrientes presentes na bebida. É fato que todo exercício resulta na perda de líquido corporal, mas a reposição dos minerais nem sempre é necessária.

De maneira geral, pessoas que costumam praticar qualquer tipo de atividade física com duração de até 1 hora, geralmente não precisam dos isotônicos. No caso de atividades mais longas, como a meia maratona, ele passa a ser recomendado, pois oferece maior segurança na prática desse tipo de esporte.

Como consumir da maneira correta

Não existe nenhuma regra a ser seguida, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o recomendado é a ingestão de 150 a 200 ml de água a cada 20 minutos e, depois de 1 hora de atividade, que seja acrescentado o isotônico, de forma a totalizar o consumo de 500 ml de líquidos por hora.

As bebidas esportivas são recomendadas em situações específicas. (Foto: divulgação)

As bebidas isotônicas podem ser bastante benéficas, se utilizadas da maneira correta e pelo público certo. Vale a pena conhecer mais a respeito do assunto e evitar o consumo desnecessário desse tipo de bebida, que poderia causar problemas ou até mesmo agravar doenças.

Outros artigos

Os melhores métodos para tirar sobrancelhas

09/11/2011

Os melhores métodos para tirar sobrancelhas

Se os cabelos são a moldura do rosto, a sobrancelha é a cereja do bolo, é o que deixa o rosto com aparência de mais limpo, realça os olhos e modela o olhar da mulher...