terça-feira, 31 de janeiro de 2023 - 31/01/2023 18:05:36
MundodasTribos

O visto americano é um documento essencial para conseguir entrar nos Estados Unidos. O processo de emissão já passou por algumas mudanças, tudo para tornar mais simples a tarefa de obter o visto e fazer a viagem legalmente.

Para tirar o visto americano, é necessário passar por várias etapas. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Como tirar visto americano: passo a passo

Graças às facilidades e a rapidez da solicitação, o Brasil bateu recorde no número de vistos para os EUA em 2015. O Governo Americano emitiu mais de 800 mil vistos este ano, aumentando aproximadamente 16% em comparação com 2014.

O fortalecimento do turismo entre Estados Unidos e Brasil também já gerou uma discutição sobre o fim da exigência do visto, como já acontece com alguns países da Europa. Estima-se que 1,8 milhão de brasileiros visitam os Estados Unidos por ano e o fim do documento aqueceria o setor turístico.

Saiba mais: Retirada do visto para EUA fica mais rápida e barata

O passaporte com o visto é enviado até 10 dias após a entrevista. (Foto:Divulgação)

Passo a passo para tirar visto americano

1º Passo: É necessário preencher o formulário online DS-160. Além de informar os dados, também é importante incluir uma fotografia no documento.

2º Passo: O viajante deve realizar o pagamento da taxa de solicitação (MRV) de visto, que varia de US$160 a US$270. Existem algumas opções de pagamento, como o uso de cartão de crédito pelo site ou telefone, boleto bancário e pagamento em dinheiro em qualquer agência Citibank.

3º Passo: Com o código de barra do formulário, o brasileiro deve fazer o agendamento da sua entrevista pelo site ou call center. Para que a solicitação seja efetuada com sucesso, é importante informar o número do passaporte. Primeiro a data de entrevista no consulado é agendada e, em seguida, a data de coleta dos dados (foto e impressão digital, por exemplo) no centro de atendimento CASV.

Ao se dirigir até o CASV, o solicitante deve estar munido de passaporte. (Foto:Divulgação)

4º Passo: Ao se dirigir ao centro de atendimento para a coleta de dados, é importante estar munido de um passaporte válido e da página de confirmação do formulário DS-160 impressa.

5º Passo: O solicitante tem a obrigação de comparecer a entrevista no consolado, respeitando a data marcada. Como aconteceu no CASV, ele deve apresentar o passaporte e o comprovante do formulário DS-160. Pessoas menores de 16 anos ou com mais de 65 anos estão dispensadas tanto da coleta de dados como também da entrevista, exceto se o consulado achar muito necessário.

6º Passo: Tudo indica que o seu pedido de visto americano será provado, pois a confirmação acontece em 96% dos casos. Neste caso, a pessoa que deseja viajar para os Estados Unidos pode optar por receber o passaporte com o visto americano em casa. Em média este processo dura 10 dias úteis após a entrevista.

Veja também: Taxas para visto americano 2015

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Fatura C&A Pela Internet, como emitir

Fatura C&A Pela Internet, como emitir

Linha Brastemp Inverse

Linha Brastemp Inverse

SEBRAE Empreendedor Individual

SEBRAE Empreendedor Individual

Bichos de Pelúcia Disney, Preços, Onde Comprar

Bichos de Pelúcia Disney, Preços, Onde Comprar

Lojas Conforama Móveis e Decoração

Lojas Conforama Móveis e Decoração

Detran RS – multas, IPVA, licenciamento

Detran RS – multas, IPVA, licenciamento