Como tirar visto americano: passo a passo

O visto americano é um documento essencial para conseguir entrar nos Estados Unidos. O processo de emissão já passou por algumas mudanças, tudo para…

Por Isabella Moretti em 10/09/2015

O visto americano é um documento essencial para conseguir entrar nos Estados Unidos. O processo de emissão já passou por algumas mudanças, tudo para tornar mais simples a tarefa de obter o visto e fazer a viagem legalmente.

Para tirar o visto americano, é necessário passar por várias etapas. (Foto:Divulgação)

Como tirar visto americano: passo a passo

Graças às facilidades e a rapidez da solicitação, o Brasil bateu recorde no número de vistos para os EUA em 2015. O Governo Americano emitiu mais de 800 mil vistos este ano, aumentando aproximadamente 16% em comparação com 2014.

O fortalecimento do turismo entre Estados Unidos e Brasil também já gerou uma discutição sobre o fim da exigência do visto, como já acontece com alguns países da Europa. Estima-se que 1,8 milhão de brasileiros visitam os Estados Unidos por ano e o fim do documento aqueceria o setor turístico.

Saiba mais: Retirada do visto para EUA fica mais rápida e barata

O passaporte com o visto é enviado até 10 dias após a entrevista. (Foto:Divulgação)

Passo a passo para tirar visto americano

1º Passo: É necessário preencher o formulário online DS-160. Além de informar os dados, também é importante incluir uma fotografia no documento.

2º Passo: O viajante deve realizar o pagamento da taxa de solicitação (MRV) de visto, que varia de US$160 a US$270. Existem algumas opções de pagamento, como o uso de cartão de crédito pelo site ou telefone, boleto bancário e pagamento em dinheiro em qualquer agência Citibank.

3º Passo: Com o código de barra do formulário, o brasileiro deve fazer o agendamento da sua entrevista pelo site ou call center. Para que a solicitação seja efetuada com sucesso, é importante informar o número do passaporte. Primeiro a data de entrevista no consulado é agendada e, em seguida, a data de coleta dos dados (foto e impressão digital, por exemplo) no centro de atendimento CASV.

Ao se dirigir até o CASV, o solicitante deve estar munido de passaporte. (Foto:Divulgação)

4º Passo: Ao se dirigir ao centro de atendimento para a coleta de dados, é importante estar munido de um passaporte válido e da página de confirmação do formulário DS-160 impressa.

5º Passo: O solicitante tem a obrigação de comparecer a entrevista no consolado, respeitando a data marcada. Como aconteceu no CASV, ele deve apresentar o passaporte e o comprovante do formulário DS-160. Pessoas menores de 16 anos ou com mais de 65 anos estão dispensadas tanto da coleta de dados como também da entrevista, exceto se o consulado achar muito necessário.

6º Passo: Tudo indica que o seu pedido de visto americano será provado, pois a confirmação acontece em 96% dos casos. Neste caso, a pessoa que deseja viajar para os Estados Unidos pode optar por receber o passaporte com o visto americano em casa. Em média este processo dura 10 dias úteis após a entrevista.

Veja também: Taxas para visto americano 2015

Top