Como Tirar Passaporte em SP

Nos dias de hoje, o brasileiro está viajando e comprando com muita freqüência no exterior. Não é a toa que no primeiro bimestre de…

Como tirar passaporte em SP

Nos dias de hoje, o brasileiro está viajando e comprando com muita freqüência no exterior. Não é a toa que no primeiro bimestre de 2011 já bate o recorde e, em apenas dois meses registra 1,33 bilhões de gastos lá fora, segundo o Banco Central. Mas, se você está se preparando para aumentar esta cifra, saiba que para isso ser possível, é necessário, primeiro de tudo saber como tirar o passaporte. O passaporte é o principal documento de qualquer viajante pelo mundo e que serve como sua identidade internacional, além de registrar seus vistos e permissões de permanência em um país.

E para conseguir o passaporte, é necessário realizar um série de passos, e para ajudar a você leitor daremos agora as dicas para você não ficar sem saber o que fazer e por onde começar.

Em primeiro lugar, para realizar o requerimento do passaporte, é necessário acessar o site da Polícia Federal, vá até a página inicial, clique no link “Requerer passaporte”, onde, como resultado, vai aparecer a tela de orientações com seis passos para a obtenção do passaporte.

As informações do site da Polícia Federal indicam para que o solicitante confira se possui todos os documentos necessários para dar entrada em seu passaporte, sendo eles: (01), documento de identidade, para maiores de 12 anos; (02) título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição (dos dois turnos, se tiver ocorrido); (03) documento comprovando a situação regular com o serviço militar obrigatório (para os requerentes do sexo masculino); (04) certificado de naturalização (para os naturalizados); (05) a comprovação bancário do pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), que é a taxa para a emissão do documento; (06) passaporte anterior, se houver; (07) documento de CPF.

Com estes documentos, você pode solicitar a emissão do passaporte no mesmo site. Para fazer o cadastro do passaporte na Policia Federal é necessário preencher quatro tipos de informações: os dados pessoais do solicitante, o cadastro dos documentos, alguns dados complementares e o local de atendimento onde será retirado o passaporte. Com a inclusão destes dados, a Guia de Recolhimento da União será gerada para que o solicitante pague-a respeitando a data de vencimento impressa no documento.

Com a GRU pago, compareça ao posto da Polícia Federal (PF) munido dos documentos necessários para que seja feita a solicitação. Atente-se ao posto da PF SP, pois, para alguns, é necessário realizar o agendamento com antecedência.

Se tudo estiver correto, é só aguardar, sempre consultando a situação do seu pedido no link do site da PF. Quando estiver pronto, o passaporte será entregue pessoalmente ao titular, mediante a apresentação do documento de identidade e assinatura do recibo.

Top