Como tirar o leite materno de forma manual

Editorial MDT 28/05/2013 Bem Estar

Durante o período de amamentação, existem algumas situações nas quais a mãe precisa se ausentar, seja devido ao trabalho, estudos ou outras responsabilidades. Nesse momento é importante contar com o leite materno armazenado, para que o bebê não tenha menor qualidade em sua alimentação enquanto a mãe está fora. Saiba mais sobre o assunto e veja como tirar o leite materno de forma manual.

O ideal é retirar o leite depois de amamentar o bebê. (Foto: divulgação)

Leite materno

O leite materno deve ser o alimento exclusivo até os seis meses e funcionar como complemento da dieta até os dois anos de idade. O leite supre todas as necessidades nutricionais, metabólicas e oferece proteção imunológica à criança. O melhor é que o processo de desmame seja feito aos poucos, com início no sexto mês de vida.

Segundo especialistas, nessa fase a criança já apresenta os movimentos e reflexos de mastigação e os dentes estão começando a nascer. Depois de seis meses pode começar a introduzir novas formas de alimentação em conjunto com o aleitamento materno.

Veja também o leite materno é importante 

Como tirar o leite materno

Existem duas formas de ordenhar o leite materno, ou seja, tirar o leite do peito. Uma delas é usando as mãos e a outra é usando uma bombinha. Ao armazenar o leite, o alimento pode ser dado ao bebê quando a mãe se ausentar. Quando esse processo é feito raramente, a forma manual é a mais indicada.

Algumas mulheres acham a ordenha com as mãos mais fácil do que com a bombinha. Porém, a cada dia surgem novas bombinhas mais eficientes e de fácil utilização. Realize a ordenha depois que o bebê mamar. Se ele mamar somente de um lado, você pode tirar o leite do outro. Na primeira mamada do dia, os seios costumam ficar mais cheios e sobra mais leite para armazenar.

O leite materno pode ser retirado e guardado. (Foto: divulgação)

Como tirar o leite manual

1. Lave as mãos antes de começar. Em seguida, coloque o polegar com aproximadamente 4 centímetros acima do mamilo, rodeando a aréola.

2. Aproxime o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão na direção do próprio corpo. Reduza a pressão e repita o processo, fazendo movimentos sincronizados.

3. Após alguns minutos, rode um pouco a mão para retirar o leite. Quando o leite estiver sendo retirado, incline-se um pouco para a frente e utilize um recipiente de boca larga. Os potes de vidro com tampas plásticas são ótimas opções.

4. Uma excelente dica é treinar a ordenha manual durante o banho, até que você adquira prática e comece a guardar o leite.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que estimulam o leite materno 

O leite materno pode ser retirado manualmente para amamentar a criança em vários períodos do dia. A ordenha manual pode ser feita facilmente e exige alguns cuidados. Aposte nas dicas citadas e faça a ordenha corretamente.

 

Outros artigos

Depilação facial: cuidados, dicas

10/01/2013

Depilação facial: cuidados, dicas

Para ficar livre dos pelos, principalmente no rosto, as mulheres precisam recorrer à depilação facial, porém, é necessário tomar alguns cuidados para evitar inconven...

Estágio de Pedagogia 2011

28/09/2010

Estágio de Pedagogia 2011

Para você, estudante da área de pedagogia, que pretende desde já expandir os seus conhecimentos na área em questões de experiências, com certeza um estágio seria...