Como tirar mancha em roupas usando água oxigenada

Quem é que nunca se deparou com manchas aparentemente inocentes, mas que não saem, de maneira alguma, das roupas? Existem muitos tipos e sujeira…

Quem é que nunca se deparou com manchas aparentemente inocentes, mas que não saem, de maneira alguma, das roupas? Existem muitos tipos e sujeira e cada uma delas pode ser removida, com receitas simples e especiais. Algumas manchas são bastante comuns, mas oferecem dificuldade tremenda de remoção, como é o caso do sangue, do vinho, do molho de tomate ou da lama em peças brancas. Existem muitas substâncias que facilitam a remoção de tais sujeiras. Porém, tirar mancha em roupas usando água oxigenada pode ser uma ótima alternativa, já que ela é bastante eficaz e tem valor acessível.

Manchas de uva e vinho podem ser removidas com água oxigenada (Foto: Divulgação)

Manchas que saem com água oxigenada

A água oxigenada (ou Peróxido de Hidrogênio) pode ser utilizada, em casa, em sua forma mais comum, ou seja, a partir dos frasquinhos que encontramos nas farmácias. As versões indicadas são as de 10 ou 20 volumes. É importante não exagerar no tempo de ação, pois ela poderá manchar alguns tecidos. A água oxigenada tira manchas de roupas e tecidos, de forma eficaz e rápida. É por isso que muitos produtos a levam em sua composição. Um deles, bastante conhecido, pode ser um exemplo,  o Vanish. Basta observar a composição do produto, no rótulo, onde estará escrito “Peróxido de Hidrogênio”. Veja algumas manchas que podem ser removidas com a água oxigenada.

Manchas de chá e café também podem ser tiradas (Foto: Divulgação)

sangue: água oxigenada de 20 volumes. Misture uma parte do produto com 9 partes de água fria. Aplique na mancha e aguarde 5 minutos, enxaguando em seguida. Se o tecido for branco, pode-se usar um algodão, embebido com o produto puro, friccionando-o na roupa, até que o sangue saia. As manchas de tomate podem ser retiradas da mesma forma;

Continuar Lendo  Dicas para seduzir na paquera

– cigarro: misture duas partes iguais de água oxigenada e limão, esfregando sobre a mancha, até que ela saia;

– uva ou jabuticaba: molhe um pano ou esponja com o produto e esfregue na roupa, até remover a mancha. Em seguida, lave normalmente;

– café e chá: faça o mesmo procedimento da mancha de uva;

– batom: misture 1 parte de água oxigenada e 3 de água fria. Espere 5 minutos e lave, normalmente.

Receita de Vanish Caseiro

Lava-se a roupa normalmente, após a aplicação (Foto: Divulgação)

Quer aprender uma receita para tirar manchas com água oxigenada, de forma semelhante aos produtos industrializados? Aprenda a fazer um Vanish caseiro:

– 150 ml de água oxigenada 30 volumes

– 7 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

– 7 colheres (sopa) de sabão em pó

Misture tudo com uma colher. Se a pasta ficar muito sólida, pode-se amolecê-la com água. Guarde num recipiente com tampa, longe da luz do sol. Quando for usar, coloque uma colher de sopa para 10 kg de roupa, misturando na água e deixando agir por 10 ou 15 minutos. 

Veja como remover manchas de canetinha: Como tirar manchas de canetinha das roupas

Saiba como tirar mofo do tecido: Manchas de mofo em roupas: como remover

Top