Como tirar e evitar vírus no Facebook

Como tirar e evitar vírus no Facebook

Como tirar e evitar vírus no Facebook? Essa é a pergunta feita por milhares de usuários da principal rede social da atualidade, que vivem…

Por Andre em 05/11/2014

Como tirar e evitar vírus no Facebook? Essa é a pergunta feita por milhares de usuários da principal rede social da atualidade, que vivem sofrendo com programas maliciosos que roubam dados pessoais e compartilham os mais variados tipos de conteúdos, usando os perfis infectados.

Como tirar e evitar vírus no Facebook (Foto: Divulgação)

Com a popularidade do serviço lançado em 2004, por Mark Zuckerberg, os criminosos virtuais têm se especializado cada vez mais em lançar vírus no Facebook. Esses programas maliciosos podem agir de diferentes formas, pegando os internautas mais desavisados.

De maneira geral, esses vírus usam perfis para compartilhar conteúdos supostamente confiáveis, pois costumam ser enviados por pessoas conhecidas, que já tiveram suas páginas contaminadas, e ao clicar neles, você é levado a sites falsos que instalam programas em seu PC, para roubar informações sigilosas.

Como mudar a cor do Facebook sem pegar vírus

Vírus no WhatsApp: como remover, saiba mais

Como tirar e evitar vírus no Facebook

Muitos dos vírus no Facebook agem a partir dos aplicativos instalados no seu perfil (Foto: Divulgação)

Se você quer saber como tirar vírus no Facebook, fique atento às dicas que vamos passar a seguir. Você pode começar removendo aplicativos do Facebook, que são um dos principais meios de infectar a sua conta.

Faça login em seu perfil, vá ao menu “Configurações” e clique em “Aplicativos”. Verifique a lista e, se encontrar algum app estranho ou que tiver certeza de não ter instalado, remova-o, clicando no “X” ao lado dele e confirmando a ação. Faça isso quantas vezes for necessário.

Eles também podem atuar por meio de extensões e plugins do navegador (Foto: Divulgação)

Outra maneira de excluir vírus no Facebook é eliminando plug-ins e extensões suspeitas instaladas no seu navegador. No Google Chrome, por exemplo, clique no botão de menu, depois em “Configurações” e a seguir em “Extensões”. Encontrando programas desconhecidos, exclua-os, clicando no ícone da lixeira.

Se você usa outro navegador, basta procurar pelo menu de extensões do browser e seguir o mesmo caminho, excluindo plug-ins suspeitos.

Dicas para evitar vírus no Facebook

Ativar a verificação em dois passos é uma boa atitude para proteger a sua conta na rede social (Foto: Divulgação)

Além de tomar as medidas citadas acima, o que você também pode fazer para evitar vírus no Facebook é:

– Trocar a sua senha, escolhendo um código difícil de ser quebrado.

– Ativar a verificação em duas etapas do Facebook, que envia um código de confirmação para o seu celular sempre que for necessário logar em seu perfil (A opção está disponível no menu “Segurança” da rede social).

– Não clicar em qualquer link que for compartilhado em sua timeline.

– Ter cuidado ao receber solicitações de amizade de estranhos.

– Manter um antivírus atualizado em seu PC.

Top