Como tirar boa nota no Enem

Todos os anos uma grande preocupação toma parte da vida de milhares de pessoas, dentre elas jovens, adultos e adolescentes que buscam melhores condições…

Todos os anos uma grande preocupação toma parte da vida de milhares de pessoas, dentre elas jovens, adultos e adolescentes que buscam melhores condições de estudo no mercado: a nota no Enem. Isso ocorre devido tamanha importância que esta prova tomou no cenário educacional em substituição aos outros meios de ingresso nas universidades federais, de forma que a procura pelo êxito e o bom desempenho na realização deste exame se torna fundamental para abrir novas oportunidades.

Portanto, para você que deseja garantir a sua vaga nas melhores universidades do país, veja a seguir algumas dicas para tirar uma boa nota no Enem:

Veja como ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Foto: Divulgação)

Mude a sua forma de pensar

O primeiro passo para tirar uma boa nota no Enem é mudar a sua maneira de pensar. Isso mesmo! Esqueça aquela ideia de que você é incapaz e que a escola não lhe conferiu os conhecimentos necessários e comece já a estudar as matérias que compõem uma lacuna em seu aprendizado.

Lembre-se de que a preocupação, que é o ato de ocupar-se previamente de algo que ainda não ocorreu, também é um empecilho para o sucesso nesta prova como também ao conseguir passar em um concurso público, posto que a ansiedade gerada não permite que a mente do indivíduo trabalhe de maneira satisfatória.

Retire de sua mente a ideia de que você não é capaz (Foto: Divulgação)

Seja organizado

Ao estudar para o Enem é fundamental criar um cronograma de estudos que não seja muito pesado e permita que você aprenda de maneira satisfatória e eficiente. Por isso, tenha em mente que a vida é feita de escolhas e passar no Enem é uma delas, de forma que isso dependerá do seu esforço empregado no momento presente. Assim sendo, organize sua rotina e consagre o momento dos estudos como algo muito especial, evitando interrupções, música, Facebook e outros recursos que possam desviar a sua atenção.

Seja organizado e jamais estude com veículos que possam desviar sua atenção (Foto: Divulgação)

Conscientize-se e tenha motivação

Conscientizar-se significa literalmente “tomar o saber”, isto é, situar-se no contexto do estudo a ser desempenhado. Por isso, jamais estude as matérias de maneira mecânica e crie um real interesse sobre elas, uma vez que a história, a geografia e as demais ciências falam a respeito de nós mesmos e do mundo em que vivemos. Os estudos como um fim em si mesmo, ou seja, com o objetivo de somente passar no vestibular, de nada valem visto que não irá nos transformar em pessoas mais inteligentes e sim se perderão da memória posteriormente.

Adquira consciência sobre as matérias estudadas (Foto: Divulgação)

Por isso, faça diferente e use essa oportunidade para se tornar uma pessoa nova. A motivação é fundamental diante deste processo, pois ela permitirá que você siga em frente sem medo e com muita coragem para o que der e vier. Por fim, faça a prova tranquilamente e lembre-se de que o resultado dela será proporcional ao seu tempo de dedicação. Tenha um bom exame!

Continuar Lendo  Como começar a cortar os gastos da casa?

Top