Como tirar arranhões dos óculos

Como tirar arranhões dos óculos

Quem tem óculos, seja de grau ou de sol, sabe o quanto é difícil preservá-los intactos. Com o uso contínuo, a peça se torna…

Por Isabella Moretti em 23/10/2015

Quem tem óculos, seja de grau ou de sol, sabe o quanto é difícil preservá-los intactos. Com o uso contínuo, a peça se torna vulnerável às quedas e pode sofrer arranhões. Todo cuidado é pouco ainda mais porque lentes boas não são baratas. Para nossa alegria existem maneiras simples e fáceis para tirar arranhões dos óculos, veja como em nosso artigo.

Os pequenos arranhões podem ser removidos das lentes. (Foto:Divulgação)

Os pequenos arranhões podem ser removidos das lentes. (Foto:Divulgação)

Como tirar arranhões dos óculos

Os aros dos óculos podem até ter uma imperfeição ou outra, mas dificilmente as pessoas conseguem conviver com lentes danificadas. Os arranhões prejudicam a visão e podem atrapalhar no dia-a-dia.

Os óculos não foram feitos para durar a vida inteira. Os modelos de grau, por exemplo, devem ser trocados ano a ano após uma consulta ao oftalmologista. No entanto, existem formas de preservar o acessório bonito e confortável para o uso por mais tempo.

Truques para tirar arranhões dos óculos

Confira a seguir alguns truques para remover os arranhões dos óculos:

O creme dental é um produto utilizado. (Foto:Divulgação)

Creme dental
Coloque um pouco de creme dental não abrasiva no dedo e esfregue sobre a lente, até que seja formada uma cobertura escura. Quando a pasta começar a desaparecer, basta lavar os óculos com água corrente.

Kit de limpeza específico
O kit de limpeza, normalmente usado em CDs e DVDs arranhados, pode ser útil para remover os riscos dos óculos. Depois de aplicar o spray, basta limpar a solução com pano macio.

Cera de carro
Aplique cera de carro nas lentes dos óculos, fazendo movimentos circulares até os arranhões desaparecerem. Em seguida, o excesso de cera deve ser removido.

Água morna + sabão neutro
Para remover pequenos riscos e sujeiras que interferem na visão, basta lavar com água morna e sabão neutro.

Bicabornato de sódio + água. (Foto:Divulgação)

Bicarbonato de sódio + água
Em um recipiente, misture bicarbonato de sódio com água. Em seguida, aplique a pasta nas lentes. A lavagem com água corrente deve acontecer quando os arranhões desaparecerem.

Polidor de metais + Detergente
Umedeça um pedaço de algodão com polidor de metais. Depois, dê um polimento nas lentes, esfregando o produto principalmente nos locais com arranhões. Espalhe bastante detergente líquido e enxague bem. Para finalizar, seque as lentes com guardanapo de papel macio ou flanela.

Observações importantes

• Os riscos mais profundos podem ser suavizados, mas não removidos. Já os superficiais se tornam imperceptíveis.

• Antes de colocar uma técnica de limpeza em prática é importante conhecer s limitações do material da lente. Se houver revestimento anti-reflexo, por exemplo, qualquer truque para remover arranhões podem prejudicar a peça.

• Para evitar novos arranhões nos óculos, é recomendado guardá-los em estojos forrados quando não estiverem sendo usados.

Top