Como tapar furos da parede

Seja na casa própria ou no imóvel alugado, os furos indesejáveis insistem em aparecer nas paredes. Eles normalmente são vestígios de pregos e parafusos,…

Seja na casa própria ou no imóvel alugado, os furos indesejáveis insistem em aparecer nas paredes. Eles normalmente são vestígios de pregos e parafusos, que foram utilizados para fixar quadros, prateleiras, móveis, entre outros objetos.

O buraco da parede pode ser reparado sem precisar contratar mão-de-obra especializada. (Foto:Divulgação)

Os buracos são responsáveis por deixar a parede com imperfeições, prejudicando assim toda a decoração do ambiente. Eles também simbolizam um obstáculo quando o inquilino faz a repintura da casa que deixará de alugar.

As lesões que afetam a parede não precisam permanecer para sempre no imóvel. É possível consertá-las sem gastar com a contratação de mão-de-obra e utilizando materiais simples.

Aprenda a tapar furos nas paredes

Confira a seguir o passo a passo para tapar furos nas paredes:

1. Use uma fita adesiva para delimitar a área que será trabalhada na parede. Tomando este cuidado, a marcação da repintura não vai aumentar gradualmente.

2. Inicie o reparo passando uma lixa nº150 na borda do buraco. A intenção é retirar a rebarba para não atrapalhar o acabamento.

Antes de aplicar a massa é necessário lixar o buraco. (Foto:Divulgação)

3. Assopre o buraco da parede para tirar todo o pó. Se isso não for feito, a sujeira impede a aderência da massa.

4. Escolha uma massa corrida PVA no caso de trabalhos realizados dentro da casa. Se o reparo acontecer na área externa, então prefira trabalhar com massa corrida acrílica, pois é mais resistente ao sol, à chuva e outras intempéries.

5. Misture um pouco de gesso à massa corrida. Desta forma, o acabamento não vai murchar logo após se aplicado. Para misturar os produtos, use duas espátulas metálicas, sendo uma grande e a outra pequena.

6. Aplique a massa no furo. Como o buraco pode conter ar, é apropriado usar um palito para empurrar a massa e melhorar o preenchimento.

7. Use a espátula para fazer o acabamento, deixando a superfície lisa.

Aplique a massa no buraco e alise bem a superfície. (Foto:Divulgação)

8. Alise a superfície, mas também procure deixar um excesso de massa.

9. Retire a fita da parede.

10. Envolva a lixa em um toco de madeira liso. Em seguida, lixe a superfície com massa corrida até obter uniformidade com o restante da parede.

11. Pinte a área da parede reparada e deixe secar de um dia para o outro.

Observações

• Procure não exagerar na quantidade de gesso, pois o material faz a massa corrida secar mais rápido e pode atrapalhar o processo.

• Para alisar melhor a massa no buraco, experimente usar a espátula mais ‘deitada’.

• Não use pasta de dente ou outro produto inapropriado para tapar o buraco da parede.

• É importante deixar um excesso de massa para lixar e obter uma superfície plana, não ‘afundada’.


Top