Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História

PUBLICIDADE

Descubra tudo sobre Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História. Todos os anos, no dia 8 de março, o mundo reflete sobre as conquistas femininas ao longo dos séculos. As mulheres estão superando o preconceito e o machismo que existem na sociedade, além do que conseguem provar a cada dia que não representam o “sexo frágil”.

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História. (Foto: Divulgação)

Saiba como Conquistar a Pessoa dos Seus Sonhos

Após superar muitas décadas de submissão ao homem, a mulher tem desempenhado vários papéis no contexto social. Ela é mãe, esposa, trabalhadora e dona de casa. Tem muitas responsabilidades e em alguns casos é provedora de uma família. No Dia Internacional da Mulher vale a pena relembrar as lutas feministas para conquistar igualdades de direitos.

PUBLICIDADE

Leia mais sobre: 8 de março: Dia Internacional da Mulher

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História

A mulher luta pelos seus direitos até hoje. (Foto: Divulgação)

O Dia da Mulher tem origem nas manifestações de grupos femininos russos, que lutavam por melhores condições de vida e trabalho. Também tinham uma postura contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em meio às lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Se você ainda não entendeu como surgiu o Dia Internacional da Mulher – história, então saiba que a data na verdade é uma grande homenagem a um fato que aconteceu nos Estados Unidos.

A partir do século XX, muitos movimentos tomaram conta das ruas. (Foto: Divulgação)

A origem do Dia Internacional da Mulher

A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

PUBLICIDADE

Mostre que você é uma mulher poderosa e conquiste quem você ama

Operárias da fábrica Triangle Shirtwaist. (Foto: Divulgação)

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle é, até hoje, o pior da história de Nova Iorque.

PUBLICIDADE

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Mulheres lutando pelos seus direitos. (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Dia das mulheres: frases e poemas

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.

PUBLICIDADE

Veja algumas mensagens sobre mulheres para facebook

Agora você já sabe como surgiu o Dia Internacional da Mulher – história. No próximo dia 8 de março, faça uma homenagem às mulheres mais importantes da sua vida.

Feliz dia das Mulheres

PUBLICIDADE

Leia também:

190 Comentários

  • essa máteria foi muito legal

  • eu adorei pq represeta um dia especial pra dia da mulher ne ai me entrar pra um contanto é inarabaliza@hotmail.com

  • eu adorei esse tema pq a mulher é muito especial espero mais resultados bjs

  • Adora a minha familia

  • eu adora muito muito muito muito muito muito o diaa da mulher eu também acho um matéria interesante

  • Eu adoro o dia da muher que a minha querida mãe fica muito feliz e com ela feliz eu tabém fico feliz

  • ESSA MATERIA FOI MUITO IMPORTANTE PARA QUEM ESTUDA E TEM TRABALHO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER E PARABENS PELA MATERIA

  • Historia do Dia Internacional da Mulher

    No dia 08/04/1857 comemorasse o dia internacional da mulher , operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano
    Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
    Objetivo da Data
    Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
    Conquistas das Mulheres Brasileiras
    Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
    Marcos das Conquistas das Mulheres na História
    • 1788 – o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
    • 1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
    • 1859 – surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
    • 1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
    • 1865 – na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
    • 1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
    • 1869 – é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
    • 1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
    • 1874 – criada no Japão a primeira escola normal para moças
    • 1878 – criada na Rússia uma Universidade Feminina
    • 1901 – o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

    Conheça a verdadeira história e origem do Dia Internacional da Mulher – 8 de março – Mitos e Verdades
    Por convenção, em 1975 a Organização das Nações Unidadas instituiu o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado todo dia 8 de março, até então, não havia uma data certa para comemorar essa data tão importante, que dá a mulher uma posição digna diante da sociedade, com direitos e deveres iguais aos homens.
    Mesmo apesar do seu reconhecimento internacional como mulher, mãe, executiva, chefe de família, líder, exemplo, entre outros adjetivos, em pleno século XXI ainda vemos mulheres sofrendo nas mãos de homens e regimes políticos ou religiosos que insistem em excluí-las da sociedade. A esperança é que nas próximas décadas, novos eventos ocorram para que no dia 8 de março, todas as mulheres, sem exceção possam comemorar seu dia no mais completo significado da palavra igualdade. Curiosidades sobre o dia da mulher. Aprofunde seus estudos sobre como surgiu o dia da mulher e no dia 8 de março compartilhe essa história de lutas e conquistas
    A origem do Dia da Mulher – Curiosidades sobre o Dia da Mulher
    Algumas curiosidades sobre o dia internacional da mulher. Não podemos estipular datas pois o reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que iniciou-se no século XIX e após uma série de eventos e protestos fizeram com que sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as mulheres a exaustão.
    Nesse perído, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, essas mulheres se uniram e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento, foi o primeiro a causar impacto na sociedade e por ser um marco do movimento estipulou-se o 8 de março como dia Internacional das Mulheres.
    Mitos e Verdades
    Muitas pessoas creditam o dia da mulher ao incêncio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo de dentro da fábrica.
    Erroneamente muitas pessoas creditam a essa tragédia como um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio sim e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
    Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houveram algumas comemorações, mas pouco a pouco no mundo machista do inicio do século XX as mulheres foram perdendo sua voz e a data caiu no esquecimento.

    Anos 60 e o movimento feminista
    Graças as grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e ela deixou de ser apenas mãe e dona de casa para se transformar em líder, executiva e dona de direitos antes jamais sonhados que as colocaram em igualdade com os homens.
    Os direitos das mulheres no Brasil – Lei Maria da Penha
    Introdução da Lei 11.340
    “Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.”
    A lei Maria da Penha (Lei 11.340), aprovada em 7 de agosto de 2006 trouxe uma série de benefícios para ajudar as mulheres a exercerem seus direitos e serem respeitadas na sociedade brasileira.
    Conheça maiores detalhes no site Lei Maria da Penha – Wikipedia
    O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
    A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
    Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
    Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

  • o dia internacional da mulher e uma comemorativa especial , pois dessa lei as mulheres poderiam corre àtras doa seus direitos,aqui deixo meu comentario e um feliz dia da mulher e parabens pela sua teterminação mulher e a mulher mais linda do mundo minha mãe precisso dela todos os dias da minha vida xau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • fiz um trabalho disso –‘
    tem tudo ae aora so falta decora e apende a fala
    ;D-)

  • axei tudo que queria ; ]

  • Gostei muito da matéria , mais um detalhe , é 130 mulheres !

    Bjoos

  • gostei dessa história muito bonita

  • nossa eu adorei isso meu naum sabia dessa historia so as professora falava nas essa e diferemte

  • ADOREI ESTA HISTORIA.

  • o dia da mulher é muito importante por que nós somos uma linda familia de mulheres e somos muito especiais!

  • Isso Foi Muito Bom Isso Foi Verdadeiro Fiz Um Trabalho Com Esse Texto 😀 xD 🙂 ^^

  • gostei muito desse texto vou tirar uma nota 10 no trabalho.

  • po muito bom esse texto achei o maximo !!!!! bom d+

  • po muito bom esse texto achei o maximo !!!!!

  • eu gostei do site

  • amei o site me ajudou muito na pesquisa e também acho que as mulheres merecem toda dedicação ;* (entrei no site para realizar uma pesquisa escolar )

  • achei muito legal esse texto;)

  • muito bom mesmo achei o maximo tenho certesa que eu vou tirar a nota maxima na pesquisa

  • sou mulher tenho nove anos e me orgulho disso a gente merese viva as mulheres.(entrei no site para trabalho da escola).

  • Eu achei otmo esta
    história do dia Internacional da Mulher

  • Essa história é perfeita,,,as mulheres merecem ser respeitadas sobre qualquer tipo de assuntoo….Parabéns pelo seu trabalho

  • esta lindo este depoimento

  • As mulheres merecem todo respeito do mundo,porque foram elas que nos colocaram no mundo e nos deram a vida.

  • gostaria de falar sobre a mulher mais importante para mim essa se chama angela pereira de souza a mâe dois meus tres filhos gabriel,yanka,fernanda . beijos….

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.