O surgimento do dia das crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. Arthur Bernardes, atual presidente do Brasil na época, aprovou a ideia por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia das crianças.
Dia das Crianças
Porém, a data só passou a ser comemorada mesmo em 1960, quando a empresa de brinquedos Estrela fez uma promoção em conjunto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”, a ideia foi criada para aumentar a as vendas de ambas as empresas. Na época a ideia foi tão bem bolada que outros comerciantes resolveram adotá-la. Sendo assim, dia 12 de outubro é o dia das crianças brasileiras receberem presentes.
Um dia muito importante
O Dia das crianças faz parte das datas comemorativas mais importantes do Brasil. No dia 12 de outubro é feriado e as crianças são as homenageadas recebendo presentes de seus pais. No dia 20 de novembro de 1959 foi oficializado pela UNICEF a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, desde então essa data passou a ser comemorada em vários países do mundo.
Curiosidades do Dia das Crianças no mundo
Alguns países fazem a comemoração do Dia das Crianças em outras datas. Veja:
Japão – o dia dos meninos é comemorado em 5 de maio e o dia das meninas é comemorado em 3 de março. Os dois dias apresentam exposições de bonecos, para os meninos os bonecos representam samurais.
Moçambique – o dia das crianças é comemorado no 1º dia de junho, data que marca o dia em que os nazistas mataram cruelmente inúmeras crianças pequenas. O acontecimento nazista ocorreu no ano de 1943.
Nova Zelândia – o dia das crianças é comemorado no 1º domingo de março e aproveitam a data para passar o dia com a família e os filhos se divertindo e aproveitando os momentos em família ao máximo.
As crianças passaram a ter mais privilégios depois do surgimento da data comemorativa (Foto: Divulgação)
A data transformou a vida das crianças
A partir do momento em que o Dia das Crianças ser uma data reconhecida mundialmente as crianças passaram a ser melhor tratadas e a ter direitos perante a sociedade e as famílias. Muitas coisas melhoraram para os pequenos, mas o que eles mais gostam é de receber presentes nesse dia tão especial, afinal, todos nós já fomos criança um dia. Hoje as crianças tem seus direitos garantidos desde o momento que nascem e são protegidas para que nada falte no seu desenvolvimento.