Como superar uma entrevista de emprego ruim

As entrevistas de emprego fazem parte do processo de seleção para milhares de cargos em todo o Brasil. Esse é o método que se…

As entrevistas de emprego fazem parte do processo de seleção para milhares de cargos em todo o Brasil. Esse é o método que se tem para fazer a escolha acertada de profissionais de vários níveis e para diversos cargos. Através desse bate-papo o entrevistador consegue traçar um perfil e escolher aquela pessoa que mais a ver com aquilo a companhia precisa. Sabendo de tudo isso, alguns candidatos ficam nervosos, com medo de não conseguir o tão sonhado emprego.

Leia mais sobre: Dicas para superar o nervosismo no novo emprego

 

Aprenda com os erros de uma entrevista (Foto: Divulgação)

Quem não é aprovado no processo de seleção deve avaliar o que pode ter ocasionado tal resultado negativo. Somente assim é possível superar um resultado ruim em uma entrevista de emprego. Fazer dessa recusa sofrida, um trauma para as próximas oportunidades que aparecerem, é bem complexo e vai lhe prejudicar certamente. Veja a seguir algumas dicas para conseguir se destacar na entrevista de emprego:

Veja com bom-humor os erros cometidos na entrevista

Você gaguejou, falou demais, disse coisas que nada tinham a ver com a pergunta e deixou o entrevistador com cara de que não estava entendendo nada? Então, em vez de sofrer com isso, guarde em sua memória como mais uma momento que fugiu do seu controle e virou piada. Encarar as falhas com bom-humor é necessário, mas aprenda com esses erros.

Saiba mais sobre: Demissão – como superar

Faça uma análise da entrevista e busque soluções para melhorar

Pegue papel e caneta e anote tudo o que foi perguntado e respondido na entrevista de emprego. Identifique os pontos falhos e escreva nesse mesmo local as soluções para esses problemas serem resolvidos. Essa análise é um excelente jeito de aprender com os erros da entrevista.

Peça ajuda para um consultor de RH se necessário (Foto: Divulgação)

Converse com um consultor de Recursos Humanos

Se você está encontrando dificuldades de analisar onde errou na entrevista, busque aconselhamento de profissionais que estão acostumados a lidar com isso diariamente. Alguns sites pela internet oferecem esse tipo de consultora, como por exemplo, o Catho.

Leia Também:  Trabalhe Conosco Mattel Vagas de Emprego

Jamais desista

Uma resposta negativa em uma entrevista de emprego dever ser uma motivação para seguir a diante e procurar algo melhor para você. Não é simples aceitar que você não conseguiu a aprovação no processo de seleção, mas outras oportunidades virão se você continuar arriscando. Por isso, aprenda a superar e a buscar soluções e não só os pontos negativos.

Top