Como substituir o sal na alimentação: dicas

PUBLICIDADE

O sal é um dos grandes vilões mais temidos nos dias atuais, mas também é menos combatido. Isso porque estamos acostumados a comer grandes quantidades desse ingrediente. Porém, o principal vilão contido no sal é o sódio que pode causar aumento da pressão arterial, levando a sérios problemas de saúde, como hipertensão e sobrecarga dos rins. Saiba mais sobre o assunto e veja como substituir o sal nas refeições.

É essencial controlar o consumo de sódio. (Foto: divulgação)

Sal na alimentação

O saleiro de cozinha é um perigo à vista. Pode parecer inofensiva, mais aquela pitadinha de sal a mais na receita diária pode causar sérios danos à saúde. Vivemos em um país acostumado com os exageros no consumo de sal, o que piora ainda mais a situação. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o brasileiro ingere em média 13 gramas de sal por dia, quase três vezes mais do que deveria.

O principal problema do consumo exagerado é a alta concentração de sódio presente. Quando consumido em grandes quantidades pode causar doenças como insuficiência renal, cardíaca, hipertensão, problemas circulatórios, edemas e outras complicações.

PUBLICIDADE

De acordo com especialistas, a medida certa é uma colher de chá rasa. Uma boa forma de reduzir ao máximo é diminuindo o consumo de produtos industrializados, já que eles possuem altas quantidades de sódio. Os enlatados, embutidos e outros são exemplos disso.

O alho e a cebola podem substituir o sal. (Foto: divulgação)

Dicas de como substituir o sal na alimentação

1. Sal dietético: ele é composto de metade cloreto de sódio e outra metade cloreto de potássio. Ele contém o mesmo sabor, porém é menos prejudicial a saúde.

2. Uso de temperos alternativos: aposte nos temperos para dar mais sabor a comida. Utilize mais cebola, orégano, misturas de ervas naturais contendo alecrim, açafrão e outros. Esses elementos podem ajudar na readaptação ao consumo de quantidades menores de sal.

3. Apimente as refeições: além de não conter nenhuma contraindicação, a pimenta substitui o condimento com a vantagem de melhorar a circulação sanguínea.

PUBLICIDADE

4. Gengibre: o gengibre possui um sabor picante e adocicado, podendo ser usado tanto em doces quanto em salgados, além de ser um excelente acompanhamento para sucos e sopas.

5.  Louro: os caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor mais que especial quando acrescentamos duas ou três folhas de louro.

PUBLICIDADE
Os temperos podem substituir o excesso de sal. (Foto: divulgação)

O consumo excessivo de alimentos ricos em sódio pode trazer sérios problemas de saúde para os indivíduos. Por isso, é essencial reduzir o consumo de sal das refeições. O ideal é apostar em uma alimentação balanceada e substituir o excesso de sal por temperos e os produtos que contenham pequenas quantidades de sódio. Consulte uma nutricionista para esclarecer dúvidas e monte um cardápio pobre nesse vilão.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.